21/10/2020 14h57

Iases vai oferecer formação aos servidores do sistema socioeducativo do Tocantins

Os profissionais do sistema socioeducativo do Tocantins participarão de cursos e formações ofertadas pelo Iases na modalidade Educação a Distância (EaD).

Com o objetivo de ofertar formações e compartilhar boas práticas no atendimento socioeducativo, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) firmou uma parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) do Tocantins, instituição gestora das medidas socioeducativas daquele Estado.

Por meio da parceria, os profissionais do sistema socioeducativo do Tocantins participarão de cursos e formações ofertadas pelo Iases na modalidade Educação a Distância (EaD). Os cursos são voltados para as áreas operacionais e técnicas e proporcionarão o fortalecimento da política de atendimento socioeducativo de ambos os Estados parceiros.

O primeiro grande fruto dessa colaboração mútua é a destinação de 350 vagas aos servidores do Tocantins do curso “Noções Básicas para Operação de Radiocomunicador”, promovido pelo Iases aos seus servidores em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O curso será realizado integralmente na modalidade EaD, por meio do Programa Qualificar ES. As inscrições estão abertas e as aulas terão início no dia 10 de novembro.

O Iases também foi convidado para participar de palestras, momentos de intercâmbio de experiências e workshops sobre as temáticas pertinentes ao trabalho da socioeducação.

No Iases, a oferta de formação inicial e continuada é realizada por meio da Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop). Na Seciju, este trabalho é feito pela Escola Superior de Formação e Qualificação Profissional, por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente (SASPDCA).

O diretor de Ações Estratégicas do Iases, Fábio Modesto de Amorim Filho, destacou que o objetivo da parceria é a troca de experiências e o aprimoramento na qualidade da prestação do serviço público, seja através de discussões técnicas, seja por cursos de formação.

“Essa parceria entre Espírito Santo e Tocantins, no que tange à execução da medida socioeducativa, proporcionará conhecer novos caminhos e soluções para os mais diferentes desafios do cotidiano, além de ampliar horizontes e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos envolvidos. Compartilhar conhecimento é compartilhar informações através do estudo teórico ou da atuação prática, e o Estado do Espírito Santo junto com o Tocantins faz a gestão desse conhecimento para alcançar melhores resultados na socioeducação, pretendendo perpetuar as boas práticas em uma sucessão de trabalhos e projetos”, afirmou.

 O superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, Gilberto da Costa, ressaltou o trabalho da atual gestão em busca de parceiros que trabalham com excelência e são referência em socioeducação no Brasil. “Essas articulações se devem em função das participações da atual gestão junto ao Fórum Nacional, o Fonacriad, que nos possibilita esse intercâmbio de experiências exitosas e, consequentemente, firmar parcerias para realizar projetos, assimilando as experiências e as melhores práticas de cada Estado no que diz respeito à socioeducação”, disse.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard