O diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fábio Modesto Filho, juntamente com a equipe da Gerência Técnica (Getec) do Instituto reuniram-se, virtualmente, no último dia 05, com os representantes do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE) para dar início aos trabalhos de auxiliar na formação e na criação ferramentas de gestão para o sistema socioeducativo acreano.
Participaram da reunião o diretor executivo operacional do ISE, Maurício Pinheiro; o diretor financeiro, Luzelandio Freitas; a titular da Promotoria de Justiça Especializada de Medidas Socioeducativas, Vanessa Muniz; chefes de departamento e diretores de unidades do ISE.
Na ocasião, o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, apresentou para todos o modelo do Sistema de Atendimento Socioeducativo (SAS) que é utilizado nas unidades capixabas. “O Iases vem se aperfeiçoando dia-a-dia com investimentos em tecnologia, sistemas de informação e na Formação dos seus servidores. Para nós da Getec é motivo de muito orgulho poder contribuir com nossa experiência na área de gestão da informação e nas formações de outros Estados da Federação. Isso demonstra que estamos no caminho correto”, ressaltou.
Essa reunião é reflexo da visita que o diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Mário César Freitas, fez ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), no dia 28 de junho deste ano, e deu início a um intercâmbio entre as instituições. Ele foi recebido pelo diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oseias Gerke, juntamente com a equipe da Getec que se disponibilizaram a colaborar nas formações dos servidores do Acre, bem como a implementação de metodologias de gestão do referido estado.
Durante a visita, os representantes do Iases apresentaram uma ferramenta inédita no país no campo da socieducação: o Business Intelligence (BI) do Iases e o Observatório Digital da Socioeducação, que desde 2019, permite os gestores acompanham os painéis onde são disponibilizadas as informações de Perfil dos adolescentes que entram e saem do Iases e os que cumprem medida socioeducativa.
Também foram apresentadas o Sistema de Atendimento Socioeducativo (SAS), o qual permite o acompanhamento da jornada socioeducativa de adolescentes e jovens atendidos pela instituição e verificar o cumprimento de programas e medidas socioeducativas nas unidades do Iases; o Ambiente Virtual da Socioeducação (Avas), uma plataforma de ensino à distância exclusiva aos servidores do Instituto e, por fim, a equipe apresentou a Ferramenta de Gestão e Planejamento “BI das Formações", bem como os dados referentes às formações ofertadas para os servidores desde o ano de 2019.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial