04/12/2023 15h53 - Atualizado em 04/12/2023 16h11

Iases reúne servidores para falar sobre saúde do homem

Região Metropolitana

Com o objetivo de chamar a atenção dos homens quanto à prevenção ao câncer de próstata e outras doenças comuns, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoveu ações em razão do Novembro Azul.  Com o tema Saúde do homem: cuidando do corpo e da mente, os eventos foram organizados pela equipe da Saúde do Servidor do Iases, vinculada à Gerência de Recursos Humanos (GRH) e com apoio dos gerentes das unidades.

Na Grande Vitória, uma palestra com o psicólogo do Instituto Umano e especialista em terapia familiar e sistêmica, Andrielly Thompson , aconteceu no último dia 29, e reuniu 24 servidores do Iases, no auditório da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em Vitória.  

Já no dia 22 de novembro, 34 servidores das unidades do sul do Estado participaram de uma palestra com a bióloga, doutora em genética e professora universitária, Thaís Lazarino.

 

Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

A campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde em 2023 chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer, especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.

No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.

Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.

 

Fonte: Ministério da Saúde-Governo Federal

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard