04/09/2020 16h28 - Atualizado em 04/09/2020 16h59

Iases registra nesta sexta-feira (04) a menor ocupação do sistema socioeducativo de sua série histórica

A redução é de 40% quando comparado a setembro do último ano. Quando relacionada à ocupação no mês de setembro dos últimos cinco anos, a queda é ainda maior, de 52%.

Nesta sexta-feira (04), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) registrou o menor número de adolescentes acautelados de toda a sua série histórica. O levantamento traz dados dos últimos seis anos e mostra que 509 adolescentes e jovens atualmente encontram-se cumprindo medida socioeducativa no Iases.

A redução é de 40% quando comparado a setembro do último ano. Quando relacionada à média de ocupação do mês de setembro nos últimos cinco anos, a queda é ainda maior, de 52%. Os dados são da Subgerência de Informação e Análise de Dados do Iases (Suinf).

Outro dado importante é que todas as unidades socioeducativas registraram, também nesta sexta-feira (04), ocupação menor que 100%. Nas unidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, por exemplo, o maior quantitativo registrado é de 78%.

O diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, explicou que esta conquista é resultado do trabalho coletivo entre o Iases e as instituições que compõem o Sistema de Justiça, como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES) e a sociedade civil capixaba.

“Estes números refletem um esforço coletivo, que possibilitou garantir o tratamento adequado e o atendimento integral ao adolescente que comete ato infracional, por meio de uma política socioeducativa sustentada nos direitos humanos, que ofereça novas oportunidades de ressignificação de valores e reinserção social”, destacou Nascimento.

Enquanto gestor e executor da política pública socioeducativa, o Iases assume um papel importante nesta conquista, garantindo a oferta de saúde, educação, profissionalização, esporte, cultura e lazer aos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Nascimento ainda destacou a importância do trabalho realizado pelos agentes socioeducativos e equipe técnica das unidades, além das parcerias com a sociedade civil e o Sistema de Justiça, que demonstrou confiança na política socioeducativa executada pelo Governo do Estado.

Soma-se a isso, o Habeas Corpus coletivo n°143.988/ES, de 2018, de iniciativa da DPES, que limita a taxa de ocupação nas unidades socioeducativas a 100%, determinação esta que auxilia na manutenção de um ambiente favorável ao trabalho do Iases e à absorção dos preceitos da socioeducação pelo adolescente.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard