05/12/2018 15h54 - Atualizado em 06/12/2018 11h35

Iases recebe Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) recebeu do Governo do Estado, na tarde dessa terça-feira (04), no Palácio Anchieta, o Selo Social “Ressocialização pelo Trabalho”, um reconhecimento pela contribuição na reinserção de detentos do sistema prisional no mercado de trabalho. 

Conveniado ao Programa de Responsabilidade Social e Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Iases emprega detentos do regime semiaberto. Atualmente, eles trabalham na Gerência de Manutenção Predial (Gemap), onde desenvolvem atividades de soldadores, pedreiros, eletricistas e ajudantes de obras.

Presente na cerimônia de entrega do selo, a diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinote, destacou que o Selo Social é a certificação de que o Instituto desenvolve o seu exercício de cidadania. “Temos o compromisso com o fortalecimento dos direitos humanos e com a responsabilidade social. É gratificante para nós contribuir com a ressocialização por meio do trabalho.”

Também estiveram presentes na solenidade de entrega da certificação o diretor administrativo e financeiro do Iases, Rafael Lovo, e a gerente de Manutenção Predial (Gemap), Anelisse Moll.

Trabalho 

A rotina de trabalho dos detentos no Iases é acompanhada pelo coordenador da Gemap, Celio Fanzeres Pitanga. De acordo com ele, os internos desenvolvem as atividades conforme a experiência que possuem, e muitos já são profissionais nas áreas de solda, elétrica e construção civil.

Celio ressalta que coordenar a gerência e ser parte do programa é recompensador. Para ele, o reconhecimento da contribuição do Instituto ao receber o Selo Social representou uma grande vitória. “Estou há 25 anos no Iases e tem pouco mais de um ano que estamos conveniados ao programa.Tem sido o trabalho mais recompensador que já desenvolvi. Receber os detentos e saber que possuem um encaminhamento para a vida profissional me deixa muito feliz”, disse.

O coordenador contou, ainda, que já foi consultado por empresas e que já indicou um egresso para o mercado de trabalho.

FOTO (Destaque): Leonardo Duarte / Secom-ES

 

Tópicos:
Selo Social, Gemap
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard