A equipe da Gerência Administrativa do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está terminando o ano de 2025, mas com a cabeça lá em 2026. Isso porque os servidores que atuam no setor que administra toda a rotina de compras e manutenção do Instituto participaram de uma reunião cujo objetivo foi avaliar os resultados alcançados este ano e definir novas ações que irão alinhar os processos internos, fortalecer práticas de organização e aprimorar o suporte administrativo oferecido às unidades do Instituto para o próximo ano.
De acordo com a diretora Administrativa e Financeira do Iases, Lara Bonjardim, este momento de planejamento reafirma o papel estratégico da Diretoria na sustentação das políticas institucionais do Instituto para que em 2026, o Iases possa avançar com uma visão mais ampla, orientada não apenas para a eficiência operacional, mas para a construção de uma gestão pública capaz de antecipar demandas, acompanhar as mudanças normativas e promover inovação nos processos. “ Nosso compromisso é fortalecer uma cultura organizacional baseada em governança, transparência e integração entre áreas, garantindo que as decisões administrativas sustentem, de forma sólida e contínua, a qualidade do atendimento socioeducativo em todo o Espírito Santo. Planejar, para nós, é alinhar recursos, pessoas e objetivos em torno de um projeto institucional que se renova e se fortalece a cada ano”, destacou.
Durante a reunião que aconteceu na última sexta-feira (05), a responsável pela Gerad, Marcela Carvalho, informou que, até o momento, já foram realizadas 82% das aquisições previstas para o ano. “ Isso é o resultado de um trabalho integrado entre os diversos setores do Iases que vem apresentando um excelente desempenho nas aquisições públicas, mesmo em um cenário de transição e adequação às novas normativas federais e estaduais”, declarou.
Outro destaque é a entrega e montagem dos novos mobiliários destinados a todas as unidades do Instituto e a participação ativa nas adequações da Sede do Iases, o que contribui diretamente para ambientes mais organizados, funcionais e adequados para as atividades socioeducativas e administrativas. “Todos esses avanços só são possíveis graças ao planejamento estruturado, às reuniões periódicas de monitoramento e ao comprometimento da equipe”, avaliou a gerente administrativa do Iases.
Entre as metas definidas para 2026, destacam-se o alinhamento dos processos para acompanhar a implementação das novas normativas de Gestão Pública e dos novos sistemas administrativos do Estado. Segundo a responsável pela Gerad, a expectativa é reforçar a padronização, garantir mais eficiência e ampliar a integração entre as áreas no Instituto.
“Com essa organização e com o fortalecimento das rotinas administrativas, o Iases reafirma seu papel na garantia de uma gestão pública moderna, transparente e comprometida com a qualidade do atendimento socioeducativo no Espírito Santo”, pontuou Marcela Carvalho.
Gerad
Ligada à Diretoria Administrativa e Financeira do Iases, a Gerência Administrativa é o setor responsável por áreas essenciais ao funcionamento do Iases: aquisições institucionais, gestão de frota, patrimônio mobiliário e imobiliário, almoxarifado e abastecimento, arquivo e protocolo. “A missão da Gerad é dar suporte para o pleno desenvolvimento da ação socioeducativa. A integração dessas frentes é fundamental para garantir agilidade, qualidade e transparência na administração pública”, disse Marcela Carvalho.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial