14/03/2019 11h07 - Atualizado em 15/03/2019 22h21

Iases realiza Planejamento Pedagógico (JPP) com pedagogos do Instituto e professores da Sedu

O objetivo da atividade é trabalhar temas ligados à educação no sistema socioeducativo e seus desafios.

Pedagogos de referência do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuam na Região Metropolitana foram recebidos no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) para a Jornada de Planejamento Pedagógico (JPP) do mês de março.

A atividade foi realizada pelo Iases por meio da Subgerencia de Escolarização e Espiritualidade, com o apoio da Subgerência de Formação e Pesquisa, e tem como objetivo trabalhar temas ligados à educação no sistema socioeducativo e seus desafios. O planejamento acontece de acordo com o Calendário Letivo da Sedu.

Um dos temas abordados foi “Adolescência e o papel do professor no contexto de privação de liberdade”, conduzido pelo professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Valter Martins Giovedi. O professor, mestre e doutor em educação e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF), abordou o tema dentro da visão freiriana - do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire - pautada na multidisciplinaridade e na educação como forma de libertação.

Também foram debatidos assuntos como inovações na escola. Na sequência, foi realizado um círculo de diálogos com o objetivo de trabalhar as relações interpessoais.

Além disso, como março é o mês voltado para as mulheres, a diretora da Socioeducação, Fabiana Malheiros, e o gerente de Medidas Socioeducativas, Lutz Franchesco, abordaram a importância da mulher na educação e no contexto socioeducativo.

Fabiana Malheiros parabenizou o trabalho dos professores e destacou a importância da mulher como educadora.

"A mulher tem um papel fundamental na educação, até porque historicamente é o lugar que ela predomina. Na socioeducação a importância é ainda maior, por ela também ser uma promotora de direitos e cidadania. Trabalhar com os adolescentes as questões igualitárias, com a desconstrução da cultura machista, é algo muito importante, isso também faz parte da socioeducação. O Dia Internacional da Mulher não é um dia que temos que só agradecer, é um dia para lembrarmos que, enquanto mulheres, precisamos lutar por justiça e igualdade social e de gênero”, completou.

Momento de valorização

Ao final da jornada, foi disponibilizado para as equipes participantes um momento de valorização, com consultoras de beleza que ofereceram serviços de cuidados faciais, limpeza de pele e automaquiagem, além da presença de uma massoterapeuta que realizou Quick Massage (técnica de massagem expressa, capaz de trazer excelentes resultados no alívio de dores e tensão em apenas 15 minutos).

Para a subgerente de Espiritualização e Escolaridade, Frantieska Monteiro, a ação com a oficina e o momento com a massoterapeuta foram uma forma de prestigiar e valorizar o profissional da educação. “Essa ação foi fundamental para valorizar o profissional da educação, que está diariamente nas unidades socioeducativas, fazendo o melhor para amenizar os impactos sociais da desigualdade escolar”, disse.

Escolarização

A escolarização em todas as unidades do Iases é realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e acontece em escolas localizadas dentro das unidades nos períodos matutino e vespertino.

As disciplinas seguem a grade curricular da Rede Estadual de Ensino e são ministradas por professores da Sedu. Na jornada pedagógica dos adolescentes também estão inseridos cursos profissionalizantes, atividades esportivas e culturais, lazer e convivência familiar e comunitária.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do
Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases)
Paula Lima
E-mail: asscomiases@gmail.com | imprensa@iases.es.gov.br