19/07/2019 17h47 - Atualizado em 26/07/2019 14h11

Iases realiza formação para profissionais que atuam na segurança das unidades socioeducativas

A formação contemplou disciplinas como Primeiros Socorros, Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos.

Com o objetivo de qualificar os profissionais da segurança que atuam nas unidades de internação, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizou, entre os dias 15 e 18 de julho, um curso de formação em Tecnologia Não Letal (TNL). Agentes socioeducativos, subgerentes de segurança e gerentes das unidades participaram do curso e foram capacitados sobre a regulamentação, o uso e os efeitos da ferramenta.

A formação contou com disciplinas teóricas e práticas sobre o manuseio da TNL. A fase teórica aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport). Já a parte prática, feita no último dia do curso (18), foi realizada nas instalações da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica.

Com carga horária de 32h, a formação contemplou as disciplinas de Primeiros Socorros, ministrada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES); Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos. Um dos destaques foi a participação do defensor público e coordenador de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), Dr. Hugo Fernandes Matias, que ministrou uma aula sobre direitos humanos e a importância destas garantias para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O defensor fez uma abordagem sobre tratados internacionais, Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIPDH) e seus reflexos na socioeducação capixaba.

A fase prática, ministrada pelo Instrutor em TNL, Idelberth Luigi Pereira Lima, capacitou os participantes quanto ao manuseio, domínio e os efeitos da tecnologia. Ele destacou a importância do treinamento. “A formação garante a segurança e a execução precisa das ações, mas não substitui o diálogo nem as formas de comunicação não violenta, que são os principais mecanismos de garantia da segurança”, destacou.

A gerente da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Silvia Neitzel Ferreira, participou do curso e ressaltou a importância deste aprendizado para os profissionais que atuam nas unidades. “Cursos como esse profissionalizam ainda mais o trabalho do servidor. Quanto mais conhecimento, menos teremos preconceito e informações desencontradas. Os instrutores foram excelentes e os colegas muito dedicados em aprimorar o trabalho, foi uma semana de muito aprendizado para todos”, disse.

Para o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Fábio Modesto, iniciativas como esta demonstram a preocupação do Iases em resguardar a segurança de toda a comunidade socioeducativa. “A segurança começa pela educação. A qualificação dos nossos profissionais é indispensável para fortalecer a segurança nas unidades e garantir que o adolescente possa cumprir toda a sua jornada socioeducativa com tranquilidade”, destacou.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard