12/11/2021 16h09 - Atualizado em 12/11/2021 17h12

Iases promove solenidade em homenagem aos 10 anos dos servidores efetivos

Na manhã desta quinta-feira (11), os 313 servidores efetivos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), entre eles agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais, analista de suporte socioeducativo, assistente de suporte socioeducativo, pedagogo socioeducativo, foram homenageados pelos 10 anos de efetivo serviços prestados à socioeducação no Espírito Santo. A solenidade foi realizada na quadra de esportes “Audifax Barreto”, na Secretaria de Esportes, em Vitória. Na ocasião, foi realizada a entrega simbólica da primeira carteira funcional dos servidores do Instituto.

Estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o deputado estadual coronel Alexandre Quintino; o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho; a diretora administrativa-financeira, Graziela Ortega; a diretora Socioeducativa, Fabiana Malheiros e o diretor de Ações Estratégicas, Oséias Gerke, esses dois últimos, servidores efetivos do Iases e homenageados na solenidade. A solenidade contou ainda com a participação da Banda de Música do 38º Batalhão de Infantaria do Exército.

Durante a sua fala, a vice-governadora agradeceu pela oportunidade e enalteceu os serviços prestados pelos servidores do Iases. “Servir é uma missão e servir ao público vai além do nosso salário, vai além do que nós ganhamos. O Espírito Santo está avançando, mas precisamos acreditar na missão do trabalho e não poderia deixar de falar sobre o brilhante trabalho que os servidores do Iases desempenham na socioeducação aqui no Estado”, destacou.

O diretor-presidente do Iases lembrou o pioneirismo das ações do Iases no cenário nacional. “Apesar de ser uma carreira muito jovem, esses 10 anos significam demais, porque o nível de qualidade da prestação de serviço, do profissionalismo são tão elevados que apenas em 10 anos vocês são destaque em nível nacional. As ações do Iases são referências no Brasil. Constantemente nós recebemos demandas de cópias de projetos, ações, pedidos de formação de outros Estados. Isso tudo se dá pelo trabalho de vocês”, ressaltou.

Fábio Modesto falou sobre o papel e os desafios dos servidores do Iases. “Boa parte desses adolescentes teve mínimas ou nenhuma oportunidade na vida. Vocês conseguem trabalhar com esses adolescentes, fazendo com que eles entendam a responsabilidade dos seus atos e que acreditem que têm condições de fazer o que quiserem trabalhando de forma digna. Conseguem fazê-los entender que eles são cidadãos com seus direitos e deveres. Educar nossos filhos já não é uma missão fácil, filhos dos outros, então, e ainda nesse ambiente de vulnerabilidade social, a missão fica mais difícil ainda. E vocês fazem isso com primor e a prova disso é a baixa reincidência que temos hoje, em torno de 3%”, enfatizou.

Por fim, o diretor-presidente do Iases abordou ainda a importância da união de esforços na atividade meio, que dá o suporte para que as unidades consigam realizar os projetos. “Se não tiver esse apoio, a unidade não roda. É uma união que consegue apresentar bons números, excelentes resultados e transformar a vida de um adolescente. Nós proporcionamos para eles uma educação e uma oportunidade de ter um futuro melhor”, afirmou.

Assim, como forma de representar os servidores homenageados, o diretor-presidente chamou ao palco a gerente da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) e assistente social efetiva do Iases, Rita de Cássia dos Santos Cortez, recentemente premiada por um projeto desenvolvido em sua unidade. “ Me sinto muito lisonjeada por ter sido escolhida a representar meus colegas. Estou à frente da Unip Norte há seis anos e é com muito orgulho que desempenhamos esse papel. O prêmio conquistado no mês passado, por meio do nosso projeto Cultivando Ações dentro da Socioeducação, veio para nos orgulhar mais ainda e confirmar que estamos no caminho certo”, disse.

Durante a solenidade, o diretor-presidente do Instituto, realizou a entrega simbólica da primeira carteira de identidade funcional ao agente socioeducativo, Jonatas Moraes Vieira. “Nós sabemos que essa era uma demanda antiga de vocês e, felizmente, agora vamos atender esse pleito”, frisou Fabio Modesto Filho.

Na edição do Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira, foi divulgada uma lista com os nomes dos servidores homenageados do Iases com menção de elogio pela excelência, profissionalismo, compromisso, eficiência e trabalho árduo no exercício de suas funções, direta ou indiretamente, desempenhado com considerável presteza, êxito, dedicação e habilidade funcional.

Programação

A programação do evento contou ainda com a palestra "Espírito Santo: um Estado Luz para o Brasil!", ministrada pelo diretor de integração e projetos especiais do Instituto Jones Santos Neves, Pablo Lira. “O Espírito Santo está fazendo a diferença no Brasil. E esses 10 anos nos possibilita refletir a construção coletiva nesse tempo e saber que com o Iases não é diferente, pois já é referência nacional em suas ações e isso é responsabilidade de vocês. Exemplo disso, foi o recente prêmio que a Unip Norte recebeu pelo trabalho diferenciado da horta. Ações como essas e todas as que são desenvolvidas nas unidades impactam diretamente nos índices do Estado. É um orgulho ver o serviço público dando certo”, pontuou.

Em seguida, foi a vez dos representantes do Banestes, Daniela Lana e Italo Fernandes, falarem um pouco sobre saúde financeira compartilhando dicas e ensinamentos para aprender a lidar com o dinheiro.

Fernanda Pontes =