08/08/2024 17h42 - Atualizado em 13/08/2024 15h10

Iases promove Rodas de Conversa para discutir sobre Espiritualidade na vida do jovem em cumprimento de medida socioeducativa

Para incentivar a participação dos socioeducandos no Concurso de Redação que está sendo desenvolvido em algumas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a equipe da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp), responsável pela iniciativa, organizou Rodas de Conversa nas Casas de Semiliberdade da Serra e de Vila Velha.

 

Com o tema “A Espiritualidade na Privação de Liberdade”, as Rodas de Conversa contaram com a participação do professor Santinho Ferreira de Souza, que atua no Departamento de Línguas e Letras do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da professora aposentada da Ufes e atuante na área de Direitos Humanos, Maria Lina Rodrigues de Jesus, que ajudaram no desenvolvimento desse tema com os socioeducandos como contribuição no processo reflexivo de espiritualidade na vida do jovem que cumpre medida socioeducativa.

 

Na Casa de Semiliberdade de Vila Velha, as Rodas de Conversa aconteceram nos dias 22 de maio e 12 de junho. Já na Casa de Semiliberdade da Serra, as ações foram realizadas nos dias 03 e 07 de maio. “O Concurso de Redação tem consonância com a necessidade de dar visibilidade a temática, expressando por meio da escrita, como o (a) adolescente percebe a espiritualidade, como veem, como sentem tal questão e principalmente como tem a experiência com esse direito. E a articulação das Rodas de Conversa nas Casas de Semiliberdade contribuíram não só para o resultado, mas também para o processo de se pensar nessa temática trazendo questões relacionadas à dimensão da espiritualidade de forma ampla, levando os participantes a refletirem para além do concreto e do observado no dia a dia”, explicou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Ana Carolina Lemos Macal.

 

O resultado final do Concurso de Redação será divulgado nesta quarta-feira (24), no site do Iases, e a Cerimônia de Premiação está marcada para acontecer no próximo dia 31, no auditório do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica.

 

Concurso de Redação

 

Com o tema “A Espiritualidade na Privação de Liberdade”, a Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está promovendo um Concurso de Redação entre os socioeducandos que cumprem medida socioeducativa nas unidades do Instituto.

 

As vagas foram destinadas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidade Feminina de Internação (UFI), Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), Unidade de Internação  Sul (Unis Sul), Unidade de Internação Norte (Unis Norte) e nas Casas de Semiliberdade de Vila Velha e da Serra.


O  Concurso de Redação visa a contribuir com a reflexão do tema proposto e fomentar o interesse pelas ações de espiritualidade nas Unidades Socioeducativas, considerando a importância da atividade na vida dos sujeitos, especialmente durante a privação de liberdade.


Regras

O Concurso está sendo realizado em duas etapas. Na primeira, as redações produzidas em cada unidade foram submetidas a uma Comissão Avaliadora e o primeiro, o segundo e o terceiro lugares de cada categoria seguiram para a segunda etapa na qual os vencedores de todas as unidades concorrerão entre si. Após a avaliação de uma Comissão Avaliadora específica para esta etapa, foram divulgados os resultados do primeiro, segundo e do terceiro lugares de cada categoria.



Os textos concorrem em três categorias. Na Categoria I, estão os textos produzidos por estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Regular e da 1ª a 4ª etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já na Categoria II foram avaliadas as redações escritas pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e da 5ª a 8ª etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Por fim, na Categoria III, os alunos (as) da 1ª à 3ª série do Ensino Médio na modalidade Regular e 1ª à 3ª etapa do Ensino Médio da modalidade EJA.

 

 

 

Texto: Fernanda Pontes


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard