25/01/2018 16h27

Iases promove palestra para seus profissionais de Psicologia

Com objetivo de compartilhar conhecimento com os profissionais que atuam na área de psicologia, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) promoveu, durante a quarta-feira (24), a palestra “Encontro de Boas Práticas dos Psicólogos na Socioeducação”.

O evento contou com a presença de 38 profissionais que trocaram experiências sobre suas práticas de atendimento psicológico junto aos adolescentes do Iases. Ao longo do dia, cada Unidade apresentou as particularidades de atuação da psicologia na socioeducação.

A abertura foi feita pela professora Ruth Batista, onde foram abordados pontos fundamentais de sua experiência no Iases, e a partir de sua dissertação e estudos na área, que foram fundamentais para fomentar e enriquecer as discussões do dia.

“O que pude ver e sentir no evento foi o empenho dos profissionais em construir paredes permeáveis em meio às inúmeras  fronteiras e, nesse lugar de passagem, criar aproximação-intervenção junto aos adolescentes e histórias que pulsam na rotina das unidades”, afirmou Batista.

Segundo o psicólogo da Subgerência de Formação e Pesquisa, Alexandre V. Brito, a psicologia é a profissão do cuidado. “Esse encontro entre os profissionais é fundamental, e sua importância reside na troca de experiências para ampliar as percepções e no desenvolvimento das práticas, dos saberes e do lugar da psicologia na socioeducação. A profissão deve se nutrir em compromisso com o campo da ética e na dimensão do cuidado de si e do outro diante dos desafios da realidade socioeducativa”.

A diretora socioeducativa Cláudia Faquinote iniciou sua fala agradecendo o trabalho desenvolvido por todos os servidores ao longo do ano de 2017 e ressaltou a importância de cada profissional envolvido.

“Começar ano de 2018 com este encontro para nós do Instituto é muito grandioso e cabe a agradecer a cada profissional envolvido. Para o Iases essa palestra significa nos debruçarmos sobre os fazeres que cada psicólogo colocou a serviço da comunidade socioeducativa” disse Faquinote.

Rogineiri Reis

rogineiri.reis@iases.es.gov.br