17/12/2021 17h33 - Atualizado em 19/12/2021 02h21

Iases promove Mostra de Produções Artísticas produzidas por socioeducandos

Para finalizar a ano com chave de ouro, nada como uma mostra artística para apresentar os trabalhos produzidos pelos socioeducandos durante as oficinas oferecidas nas 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). As peças foram expostas durante essa quinta-feira (16) e sexta-feira (17), na entrada do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), localizado no Centro de Vitória.

O diretor-presidente do Iases esteve na abertura da Mostra e falou sobre as oportunidades. “Tudo isso que vemos aqui é o reflexo do nosso esforço e da nossa dedicação para mudar a vida desses adolescentes. Todos esses trabalhos talentosos e caprichosos produzidos por eles é reflexo do trabalho de todos os servidores do Iases. Socioeducandos são joias raras e nosso papel é dar apoio e oportunidade. E o resultado está aqui. Parabéns a todos os servidores do Iases”, destacou.

Entre as peças há pinturas, esculturas, marionetes, bordados e até trabalhos de tintura em peças de roupas. Uma das socioeducandas responsáveis pela confecção de blusas com a técnica tie dye esteve na abertura da mostra. A jovem de 14 anos, que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Feminina (Ufi), presenteou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, com uma de suas obras.

“Nessa camisa usei a técnica do caracol. Ela era preta e apenas com o cloro e o uso da técnica foi possível chegar nesse resultado. Antes de vir pra cá, eu já costurava e depois de ser incentivada pela agente responsável pela oficina eu me apaixonei por esse trabalho. Quando sair daqui, vou voltar para minha cidade e pretendo continuar a colocar em prática os conhecimentos de tie dye e de filtro dos sonhos que aprendi aqui”, disse.

A agente socioeducativa Dilcilene Moraes do Nascimento, que atua no Iases desde 2009, conta sobre a satisfação de ver esses jovens dando outro significado para a vida deles. “Para ser agente tem que amar o que faz. Nós incentivamos, mas o talento é deles. E quando eles descobrem esse talento dentro do sistema socioeducativo, é mais prazeroso ainda para nós. Receber esse carinho deles não tem preço”, disse emocionada.

A mostra foi organizada pela Diretoria Socioeducativa (DSE), sob responsabilidade da diretora Fabiana Malheiros “Poder reunir todos esses trabalhos que fizemos ao longo deste ano é um orgulho para nós. Pretendemos implantar isso de vez no Iases e todos os anos realizar esta mostra”, adiantou.

 

Texto: Fernanda Pontes             

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard