26/04/2019 12h50 - Atualizado em 26/04/2019 13h04

Iases promove ação para alistamento militar dos adolescentes

Jovens que completaram 18 anos foram alistados e aqueles que já deveriam ter feito o processo regularizam a situação.

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em parceria com a Junta Militar de Vila Velha, realizou uma ação para confeccionar e regularizar o alistamento militar de mais de 80 socioeducandos que cumprem medida socioeducativa na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), localizada em Vila Velha. A regularização é obrigatória para jovens maiores de 18 anos.

De acordo com o diretor de Ações Estratégicas, Fábio Modesto, ações como essa estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), para que os adolescentes e jovens tenham a garantia de direitos. 

“Temos a responsabilidade de articular políticas públicas para alinhar parcerias como essa, que promovem e garantem direitos. Essa ação assegura o exercício da cidadania para que os jovens que cumprem medida socioeducativa estejam regulares com suas obrigações civis”, informou o diretor.

A parceria foi articulada por meio da Subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate), vinculada à Gerência Técnica (Getec) do Instituto. O alistamento foi realizado pela Junta Militar de Vila Velha, dentro da Unimetro, com o apoio dos servidores da unidade e da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp).

Parceria

O secretário da Junta Militar de Vila Velha, Wiliian Rodrigues Xavier, falou sobre a parceria e o que ela significa.

“Levar a cidadania para dentro da unidade foi uma experiência muito boa. O que levo de aprendizado é que nós, em parceria, estamos no caminho certo, fazendo a inclusão e mostrando para os jovens privados de liberdade que eles podem ser reintegrados à sociedade”, disse o secretário.

Willian Rodrigues comentou ainda que ficou surpreso com a estrutura da unidade e com o trabalho desenvolvido pelas unidades de socioeducação do Estado.

“Estão de parabéns. Eu percebi que os adolescentes saem daqui com escolarização e documentos necessários ao cidadão. Realmente fiquei surpreso com a estrutura. A sociedade não sabe o que é oferecido aos jovens que cumprem medida socieoducativa no Espírito Santo”, declarou o secretário Willian Xavier.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Paula Lima
(27) 3636 5484
paula.ximenes@iases.es.gov.br    

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard