10/08/2021 15h02 - Atualizado em 10/08/2021 15h27

Iases passa a operar no Ciodes

Desde essa segunda-feira (09), agentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) já estão atendendo às ocorrências referentes ao sistema socioeducativo no Estado de dentro do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190), na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).O Instituto passa a integrar a Central de Operações e agora conta com um call center específico para despachar registros de interesse específicos do Instituto, principalmente, no acompanhamento de escoltas a adolescentes.

 

E para dar início ao serviço, o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, esteve na manhã dessa segunda-feira (09) na Sesp, onde foi recebido pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho e pelo diretor do Ciodes, coronel Márcio Celante.

 

“É com muita felicidade que estamos dando mais esse passo tão importante para a socioeducação no nosso Estado. No Iases, nós trabalhamos com a segurança cidadã e ter um call center específico dentro do Ciodes demonstra, claramente, que estamos vivendo um novo momento no sistema socioeducativo no Espírito Santo. O trabalho integrado e em parceria com as diversas agências de segurança vai proporcionar o aprimoramento, além do oferecimento de um serviço com mais rapidez e excelência para a população capixaba”, destacou Fábio Modesto.

 

“Esta é mais uma importante iniciativa de integração entre todos os órgãos diretamente ligados à Segurança Pública e também representa a oportunidade para que as outras agências possam conhecer o trabalho realizado pelo Iases e entender o quanto a instituição evoluiu e o quanto ela contribui para as questões inerentes à Segurança Pública. Estamos à disposição para tudo que for importante para que essa parceria avance ainda mais”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

 

Além do fortalecimento da integração com a Polícia Militar (PMES), a Polícia Civil (PCES), o Corpo de Bombeiros Militar (CBOM), a Guarda Municipal de Vitória (GMV), a Secretaria da Justiça (Sejus) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), a chegada do Iases no Ciodes vai possibilitar o compartilhamento de informações, por meio dos sistemas integrados.

“Essa parceria vai possibilitar a interoperabilidade dos sistemas de informação, comunicação e integração de bases de dados que existem no Ciodes, pois, por meio dos sistemas utilizados na Sesp, os operadores do Iases poderão consultar e despachar recursos peculiares ao Instituto e acompanhar as ocorrências envolvendo adolescentes e outros registros relevantes. E mais, ainda será possível a articulação de uma metodologia de atendimento e registro de ocorrências relacionadas ao Instituto”, enfatizou Fábio Modesto Filho.

 

Em relação aos protocolos, o diretor-presidente do Iases afirma que a base do Instituto seguirá as normas administrativas previstas pela direção do Ciodes. “A Central vai atuar de forma integrada e harmônica ao Ciodes, mas será independente e estará ligada diretamente à Diretoria de Ações Estratégicas do Instituto”, pontuou.

 

Estiveram presentes também o diretor de Ações Estratégicas, Oséias Gerke; o chefe do Núcleo de Inteligência, Ângelo de Carli e o gerente de segurança e proteção à pessoa, Idelberth Pereira de Lima, todos do Iases.

 

Treinamento

 

Com carga horária de 32 horas, 12 agentes socioeducativos foram treinados para atender às demandas originadas nas unidades socioeducativas e setores correlatos, além de despachar os recursos operacionais necessários para atendimento das ocorrências geradas no call center do Ciodes. A formação ocorreu entre os dias 26 de maio e 22 de junho e era um dos pré-requisitos para a implantação do serviço.

A parte teórica do curso, relativa aos protocolos para atuação no Ciodes, foi ministrada presencialmente, no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase) e no laboratório de informática da Academia de Polícia (Acadepol), ambos em Vitória.

“Além disso, os agentes também passaram por uma experiência na prática. Com carga horária de oito horas, eles vivenciaram a rotina e a realidade do Ciodes”, explicou a subgerente de Formação e Pesquisa, Hanelore de Paula. Ela informou ainda que os servidores também tiveram aulas de Noções Básicas de Rádio Comunicador HT aplicadas às rotinas do Ciodes e foram capacitados para utilizar o sistema de Atendimento e Despacho de Ocorrências para registro e controle das ocorrências de responsabilidade do Iases.

 

Entre as atribuições dos operadores do Iases no Ciodes estão a coleta e fornecimento de dados com vistas a otimizar os serviços de atendimento de ocorrências de situações de crise; deslocamento de veículos utilitários; alimentação/consulta em Bases de Dados; Sistemas informatizados do Iases/Ciodes/Sesp inerentes ao serviço;­ produção de relatórios, e demais fatos relevantes relacionados ao Sistema Socioeducativo Estadual, para fins de gerenciamento, controle, monitoramento e integração de procedimentos operacionais entre os órgãos que compõem o Ciodes.

O extrato do convênio de cooperação técnica para a instalação da Central de Operações foi publicado no Diário Oficial do Estado em dezembro e tem validade de quatro anos.

Texto: Fernanda Pontes

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard