O Estado deu um importante passo em direção à garantia de direitos humanos nesta semana: o governador em exercício, César Colnago, sancionou a lei que cria a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A novidade repercutiu diretamente no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), que passa a fazer parte da pasta, assumida pelo professor de Ética Júlio Pompeu.
A nova secretaria terá a oportunidade de fortalecer políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos, fazendo a mediação entre a sociedade civil, as demandas de movimentos sociais e as demais áreas do governo.
“A Secretaria de Justiça, à qual o Iases estava vinculado, tem a sua gestão voltada especialmente para as unidades prisionais. Acontece que socioeducação é diferente, não é prisão. A razão de o Iases passar a fazer parte da Secretaria de Direitos Humanos é focar na reinserção social e nas ações que visam à recuperação dos jovens e adolescentes, e não no encarceramento puro e simples”, afirmou o secretário, que é mestre em Direito e doutorando em Psicologia.
A diretoria do Iases enxergou a mudança como um avanço: “Esta é uma importante alteração para o sistema socioeducativo como um todo. A partir de agora, teremos um diálogo mais abrangente e efetivo em relação às nossas demandas”, avaliou Alcione Potratz, diretora-presidente do Iases.
A solenidade que marcará a posse oficial de Júlio vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 13, no Palácio Anchieta, em Vitória.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br