O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participou, nessa terça-feira, (27) do Seminário Estadual de Segurança em Socioeducação, oferecido pela Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice Almeida (Fundac). O evento aconteceu em Cabo Branco, Paraíba, e contou com a presença do diretor de Ações Estratégicas do Iases, Jeremias dos Santos, que palestrou sobre Grupos de Inteligência na Socioeducação: uma possibilidade para segurança e proteção à Comunidade Socioeducativa.
A cerimônia foi aberta por músicos do Prima-Polo Novais, e regido pela professora Elma Virginia, que apresentou clássicos como ‘Hoppy Holiday’, ‘Águas de Março’ e ‘Asa Branca’. Também participaram do evento dois socioeducandos das Unidades CEJ e Centro Socioeducativo Rita Gadelha.
O objetivo do Seminário foi subsidiar as equipes diretivas, técnicos, agentes socioeducativos e outros profissionais para a implantação de rotinas e protocolos de segurança preventiva e interventiva em unidades de atendimento socioeducativa.
Estiveram presentes na solenidade a secretária Estadual de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos; a juíza da 2ª Vara da Infância e da Juventude, Antonieta Lúcia Maroja; a juíza e subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente, Catarina Campos Batista; o promotor de Justiça do Estado do Paraná José Murilo Digiácomo; profissionais da Fundac, e o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Jeremias dos Santos.
"O evento foi de grande importância para discutir o tema, e para o Iases uma oportunidade de apresentar o Sistema de Inteligência do Instituto, cujo o objetivo principal é produção do conhecimento em subsídio ao planejamento e execução das ações de gestão, e a possibilidade de contribuir com a segurança e a proteção à comunidade socioeducativa, bem como apresentar os marcos e avanços administrativos, pedagógicos e socioeducativos no âmbito do Iases”, disse Jeremias dos Santos.
Durante o Seminário foram abordados temas como: Segurança e Direitos Humanos na Socioeducação: uma nova perspectiva na Socioeducação no Estado da Paraíba, com o Promotor de Justiça do Estado do Paraná José Murilo Digiácomo, e Justiça Restaurativa: ressignificando a segurança na socioeducação, com a Doutoranda em Direito pela UFMG Mayara de Carvalho Araújo.
Já a Diretora Técnica da Fundac, Waleska Ramalho, palestrou sobre o Plano de Segurança para Unidades de Internação e Execução de Medidas Socioeducativas no Estado da Paraíba e Comissão de Monitoramento.
"Um atendimento deve ser prestado no âmbito de uma política pública, apresentando uma dimensão muito maior que a medida, tendo como pressuposto a existência de programas e serviços especializados", disse José Murilo Digiácomo, promotor de Justiça do Estado do Paraná.
O presidente da Fundac, Noaldo Meireles, lembrou da crise que o país vivencia e destacou o esforço e a vontade do Governo do Estado, que vem investindo na segurança pública.
Também participaram do evento profissionais do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente, Entidades Governamentais e não governamentais ligados à temática da segurança, Conselhos Tutelares, a coordenadora do Sinase Estadual, Luciana Gomes, representante do GT Sinase (Maria Salete Freitas) e demais públicos que compõem a segurança estadual.
“Acredito que todo mundo pode significar e resignificar a vida. Socioeducação é uma atividade que testa o limite de todos. Esse plano foi construído com muita participação”, disse a secretária Estadual de Desenvolvimento Humano.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br