04/06/2018 16h25

Iases participa de reunião sobre parâmetros de segurança socioeducativa em Brasília

Aconteceu no último dia 23, em Brasília, uma reunião com atores dos sistemas socioeducativos de 11 Estados do País que integram o Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). Representantes do Iases marcaram presença no debate, que tratou sobre os parâmetros nacionais de segurança para o setor.

As boas-vindas foram dadas pelo gestor Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) e vice-presidente do Fonacriad, Robson Zinn. Em seguida, assumiu a palavra a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos, Berenice Gianella.

“Os gestores socioeducativos possuem papel importante na definição dos parâmetros de segurança. Os encaminhamentos feitos nesta reunião serão complementares para a criação de um documento único, que será apresentado ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”, disse Berenice.

No encontro, também foi apresentado o novo coordenador-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Guilherme Astolfi. Do Iases, participaram a diretora-presidente, Cláudia Faquinote, o então diretor de Ações Estratégicas, Jeremias dos Santos, e o titular da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi. Além deles, estavam representados os estados da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, de Goiás, do Pará, do Paraná, do Piauí, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul.

O documento que reúne os parâmetros de segurança foi apresentado pelo superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará e coordenador técnico da publicação, Cássio Silveira Franco.

“Levar esta discussão para os Estados é partilhar os saberes de cada região para que, juntos, possamos construir parâmetros e propor diretrizes que se adaptem às diferentes realidades. Além disso, após ser validado pelos órgãos competentes e somado ao trabalho e outros interlocutores e instâncias, a proposta final que teremos quando o documento estiver em nossas mãos nos norteará enquanto gestores para que sejamos ainda mais assertivos na orientação e avaliação de nossas ações no que diz respeito à segurança socioeducativa nas unidades", avalia Cláudia.

O assunto será abordado novamente no próximo encontro do Fonacriad, que será realizado em junho, em Sergipe. O produto final das discussões será um documento técnico elaborado pelos profissionais que compõem o Fórum como proposta de regulamentação dos Parâmetros Nacionais de Segurança.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br

Tópicos:
Fonacriad, Fase, Sinase
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard