Aconteceu no último dia 23, em Brasília, uma reunião com atores dos sistemas socioeducativos de 11 Estados do País que integram o Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). Representantes do Iases marcaram presença no debate, que tratou sobre os parâmetros nacionais de segurança para o setor.
As boas-vindas foram dadas pelo gestor Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) e vice-presidente do Fonacriad, Robson Zinn. Em seguida, assumiu a palavra a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos, Berenice Gianella.
“Os gestores socioeducativos possuem papel importante na definição dos parâmetros de segurança. Os encaminhamentos feitos nesta reunião serão complementares para a criação de um documento único, que será apresentado ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente”, disse Berenice.
No encontro, também foi apresentado o novo coordenador-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Guilherme Astolfi. Do Iases, participaram a diretora-presidente, Cláudia Faquinote, o então diretor de Ações Estratégicas, Jeremias dos Santos, e o titular da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi. Além deles, estavam representados os estados da Bahia, do Ceará, do Distrito Federal, de Goiás, do Pará, do Paraná, do Piauí, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul.
O documento que reúne os parâmetros de segurança foi apresentado pelo superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará e coordenador técnico da publicação, Cássio Silveira Franco.
“Levar esta discussão para os Estados é partilhar os saberes de cada região para que, juntos, possamos construir parâmetros e propor diretrizes que se adaptem às diferentes realidades. Além disso, após ser validado pelos órgãos competentes e somado ao trabalho e outros interlocutores e instâncias, a proposta final que teremos quando o documento estiver em nossas mãos nos norteará enquanto gestores para que sejamos ainda mais assertivos na orientação e avaliação de nossas ações no que diz respeito à segurança socioeducativa nas unidades", avalia Cláudia.
O assunto será abordado novamente no próximo encontro do Fonacriad, que será realizado em junho, em Sergipe. O produto final das discussões será um documento técnico elaborado pelos profissionais que compõem o Fórum como proposta de regulamentação dos Parâmetros Nacionais de Segurança.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
marina.frossard@iases.es.gov.br