05/06/2018 16h53

Iases participa de reunião ordinária do CEDH

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participou, nessa segunda-feira (04), da 8ª Sessão Plenária Extraordinária do Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH). Entre os pontos de pauta, o encontro abordou questões específicas das unidades socioeducativas da Região Norte. Na ocasião, além dos diretores do órgão, esteve presente o secretário de Estado de Direitos Humanos, Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda.

Em sua fala, a diretora-presidente do Iases, Cláudia Faquinote, enfatizou a importância da interlocução do órgão com os espaços de controle social: “Esta interface nos possibilita tecermos diálogos necessários à qualificação e melhoria da política pública de socioeducação no Espírito Santo”, disse.

Na ocasião, ela fez a apresentação de alguns aspectos institucionais do Iases, como responsabilidades, estrutura organizacional, projetos estratégicos e localidades de unidades socioeducativas.

Além disso, foram apresentadas perspectivas específicas das unidades da Regional Norte, para que, munidos de informações, os presentes pudessem estabelecer o debate.

“Os desafios enfrentados no contexto do atendimento socioeducativo nas unidades em Linhares exigem um esforço conjunto de todos que integram o Sistema de Garantia de Direitos, o Sistema de Justiça e o Executivo. As medidas adotadas pelo Estado, por meio do Iases, para responder aos desafios estão em consonância com o Planejamento Estratégico”, disse.

Cláudia reforçou que está em curso o Edital de Chamamento Público para a implantação de três unidades de execução da Medida Socioeducativa de Semiliberdade em Linhares. Os locais terão o total de 45 vagas, para fortalecer as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Também participaram da reunião ordinária o diretor Administrativo e Financeiro do Iases, Rafael Almeida Lovo, e a assessora da Diretoria Socioeducativa, Joseani Martins Cardoso.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br