22/03/2018 16h04 - Atualizado em 28/03/2018 17h58

Iases participa de Fonajuv

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participa do Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), em Vitória, que começou nesta quinta (22) e segue até esta sexta (23)

O evento é apoiado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES); pela Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da juventude (ABRAMINJ); pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); e pela Associação dos Magistrados do Espírito Santo (AMAGES).

No primeiro dia (22), adolescentes da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e da Unidade Feminina de Internação (Ufi), coordenados pelos professores Ricardo de Oliveira e Neilson Bonfim dos Anjos, da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), fizeram uma apresentação musical, e adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) declamaram poemas para os presentes.

Durante a solenidade foi assinado o protocolo de cooperação para implantação de Justiça Restaurativa, Práticas Restaurativas e Mediação no âmbito da socioeducação do Espírito Santo. O protocolo foi assinado por várias instituições, o que demontra o compromisso interinstitucional e atuação em Rede no mérito da Socioeducaç]ão.

“O protocolo foi assinado hoje, mas no Governo nós já começamos a implantar as ações. Estamos cumprindo com o compromisso. O Iases, por exemplo, já realizou atividades junto à Unis e à Unip I, duas unidades socioeducativas do Estado, durante este mês. Nesta semana terminamos o trabalho realizado com os adolescentes. São ações que promovem atividades de mediação de conflitos, como o círculo de paz, para os parentes dos adolescentes internos; e os cursos de práticas restaurativas, feito com servidores e com os adolescentes”, explicou o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

“São ações implementadas e que servem como ferramentas e metodologias que auxiliam na verbalização e na mediação de conflitos com os adolescentes, seja no desenvolvimento de atividades especiais seja em ações do dia a dia. Começamos pela Unis e pela Unip I, mas vamos levar para todas as unidades do Estado, promovendo a resolução de conflitos e o fortalecimento do processo socioeducativo”, defendeu a diretora-presidente em exercício do Iases, Cláudia Faquinote.

Sobre o FONAJUV

Criado em 2009, o Fonajuv tem como objetivo ampliar as discussões sobre temas da Infância e Juventude entre Magistrados de todo o País e incentivar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas de cada região para construir soluções que garantam a agilidade na aplicação das medidas socioeducativas pela Justiça Juvenil. Cada encontro é realizado em uma Capital brasileira.

“Além de ser um palco para debates entre juízes e outros operadores de direitos de todo o país, é extremamente importante a troca de experiências. Também podendo enxergar outras realidades que é essencial para nós e para o Iases. Esse Fonajuv em específico vai ficar marcado na nossa história,” afirmou a coordenadora das Varas da Infância e da Juventude do TJES, Patrícia Pereira Neves.

“O mais importante é que podemos compartilhar nossas experiências exitosas e é muito bom, também, enquanto Estado do Espírito Santo ter sido reconhecido pelos demais colegas, e o fato de que a nossa socioeducação está melhorando cada vez mais, isso é muito bom e é visível para todos os colegas do Brasil inteiro,” falou o Juiz coordenador da Vara da Infância e Juventude do TJES, Vladson Couto Bittencourt.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases

Rogineiri Reis

Tel: (27) 3636-5484

rogineiri.reis@iases.es.gov.br / imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard