14/12/2017 16h34

Iases participa de Evento nacional em Brasília

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participou da IV Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad) e do IV Encontro da Escola Nacional de Sócio (ENS), em Brasília (DF). O Iases foi representado pela diretora socioeducativa Cláudia Faquinote e pelo subgerente de formação e pesquisa, Vinnicius Ventura.

Os dois eventos promoveram, durante três dias, a troca de experiências entre gestores, momentos de diálogo e reflexão sobre: a política pública de formação no âmbito da ENS; diálogos com o Conselho Nacional de Justiça, representado pelo Juiz Alexandre Takashima, e com o Conselho Nacional do Ministério Público, representado pela Promotora de Justiça Andrea Souza; relatos dos estados sobre o Sistema de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o debate sobre os desafios a serem enfrentados na gestão do Sistema além da intersetoralidade das políticas públicas na socioeducação.

“A participação do Espírito Santo nas reuniões técnicas do Fonacriad, traduzem um momento ímpar de troca de experiências, aprendizagens e acima de tudo compreender como outros estados tem desenvolvido suas práticas socioeducativas e enfrentado desafios, é importante saber quais estratégias eles estão adotando. Tudo isso é muito rico, uma experiência, um momento que oportuniza a troca e a partilha” disse Cláudia Faquinte, Diretora Socioeducativa do Iases.

O Fórum é um espaço de debates sobre desafios e soluções ligadas à gestão e execução de medidas socioeducativas no Brasil. São elaborados, os conceitos ligados às políticas públicas voltadas ao setor no país possibilitando a discussão política sobre o tema.

O evento conta com a participação de gestores estaduais do atendimento socioeducativo de todo o país. O objetivo é promover a cooperação técnica e a troca de informações sobre boas práticas de gestão e também discutir e ampliar o debate sobre políticas de atendimento ao adolescente em conflito com a lei.

O Fonacriad que se reúne a cada três meses, foi criado com o intuito de congregar gestores para fortalecer, socializar as boas iniciativas e dar conhecimento das ações na socioeducação do Brasil.

“Temos que fazer a diferença neste ano e eu acredito que a partir da troca de experiências podemos avançar e parar de ouvir que o sistema socioeducativo só trata de bandidos. Nós temos condições de reverter esta percepção melhorando o atendimento e trazendo as outras políticas setoriais para estarem conosco”, disse Berenice Giannella, Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Estiveram presentes na mesa de abertura, Coordenadora de Medidas de Meio Aberto, Maria Yvelônia Barbosa; Ministério da Educação, representado por Daniel Ximenes; Diretora do Departamento de Atenção à Juventude e à Adolescência, Tarsila Crusius e a presidente do Fonacriad, Elisangela Correa Cardoso.

Rogineiri Reis

rogineiri.reis@iases.es.gov.br