20/05/2020 16h38 - Atualizado em 20/05/2020 16h39

Iases parabeniza servidores pelo Dia do Pedagogo

Na socioeducação, os pedagogos planejam, executam e coordenam tarefas e estratégias educacionais.

Nesta quarta-feira, 20 de maio, é comemorado o Dia do Pedagogo. No Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), 65 destes profissionais se dedicam à importante função de contribuir com a formação educacional de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Na socioeducação, os pedagogos são responsáveis por planejar, executar e coordenar tarefas e estratégias de ensino, para que a educação seja um elemento de transformação de vidas e possibilite novas oportunidades aos adolescentes do Iases. 

Há 08 anos, a pedagoga e servidora do Iases, Andrea Cristina de Oliveira, trabalha com o processo socioeducativo de adolescentes e jovens. Atualmente, a profissional atua no Espaço Pedagógico do Instituto, em Cariacica.

Para ela, não há socioeducação sem o trabalho pedagógico. “Não vejo como transformar vidas sem dar a oportunidade para que o adolescente reflita e construa a sua nova história a partir daquilo que ele está aprendendo, dando condições para que ele reflita e entenda sobre aquilo que vivenciou e ainda poderá vivenciar”, afirmou. 

A pedagoga destacou o poder transformador da educação na vida destes adolescentes. “É maravilhoso quando vemos em um adolescente que não teve a oportunidade de estudar a alegria de conseguir ler o seu próprio nome, de descobrir que ele pode conquistar algo. Sempre digo para eles que a educação tem o poder de transformar vidas e que é preciso acreditar”, pontuou.

A subgerente de Escolarização e Espiritualidade do Iases, Frantieska Azevedo Monteiro, parabenizou os pedagogos e ressaltou o papel destes profissionais na socioeducação. “Sua área de atuação é ampla e na socioeducação, o profissional compõe a equipe técnica, produz relatórios, faz atendimentos técnicos, ementas educativas, contribui com os diagnósticos psicopedagógicos, com a organização da escola, cursos profissionalizantes, entre outros”, disse.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard