23/03/2020 16h41 - Atualizado em 23/03/2020 19h27

Iases orienta familiares e adolescentes na prevenção ao novo Coronavírus durante visitação nas unidades

Na portaria das unidades, os familiares higienizaram as mãos e receberam orientações dos servidores sobre a importância da prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).

O dia da visita familiar nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi marcado pela prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). Nesse domingo (22), familiares dos adolescentes foram orientados sobre os cuidados com a higiene e os novos procedimentos da unidade para evitar o contágio.

Na portaria, foi solicitado aos familiares que higienizassem as mãos antes de entrar nas unidades de internação. Eles também foram questionados sobre a presença de sintomas de síndrome gripal e orientados da necessidade de praticar a etiqueta respiratória, para impedir a contaminação não só no ambiente das unidades, mas também em seus lares. Também foi disponibilizado álcool em gel 70%.

Além das orientações de caráter educativo, outras ações preventivas também foram adotadas pelo Iases a fim de impedir o contágio no sistema socioeducativo, como o planejamento da visitação em horários alternados, para evitar aglomerações; e a restrição de apenas um familiar por adolescente durante a visita.

O espaço destinado à visitação também foi adequado e transferido para ambientes amplos e ventilados, como as quadras poliesportivas das unidades. A medida evitou aglomerações, o contato físico e permitiu o distanciamento seguro entre o adolescente e o seu familiar.

O diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, destacou a importância do envolvimento de toda a comunidade socioeducativa, adolescentes e familiares na prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). “Com a postura do diálogo, os servidores da socioeducação estão trabalhando a conscientização de adolescentes e familiares sobre a importância de frear o avanço do novo Coronavírus, buscando o entendimento sobre a excepcionalidade da situação de pandemia”, disse.  

Durante a última semana, as equipes técnicas e de segurança também realizaram atividades de conscientização com os adolescentes sobre a importância da higiene e do distanciamento social no combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

As unidades também estão oferecendo formas alternativas de contato do adolescente com o seu familiar, como ligações telefônicas assistidas. Alguns socioeducandos optaram por realizar o contato telefônico, orientando suas famílias sobre a importância de lavar as mãos e pedindo que fiquem em casa, evitando de sair, inclusive para o horário de visita.

Para garantir a segurança dos servidores nas unidades, o Iases está disponibilizando máscaras, luvas e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) durante o atendimento ao familiar e ao adolescente.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard