26/04/2024 15h34 - Atualizado em 26/04/2024 15h35

Iases lança concurso de redação entre socioeducandos

Nada mais apropriado do que um Concurso de Redação para incentivar a reflexão e a escrita de adolescentes e jovens. É com esse objetivo que a Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) está promovendo essa iniciativa entre os socioeducandos que cumprem medida socioeducativa nas unidades do Instituto.

As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (30), na própria unidade, e são destinadas aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nas Unidade Feminina de Internação (UFI), Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul), Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis Norte) e nas Casas de Semiliberdade de Vila Velha e da Serra.

Com o tema A Espiritualidade na Privação de Liberdade”, a responsável pela Suesp, Ana Carolina Lemos Macal, afirma que o Concurso de Redação visa a contribuir com a reflexão do tema proposto e fomentar o interesse pelas ações de espiritualidade nas Unidades Socioeducativas, considerando a importância da atividade na vida dos sujeitos, especialmente durante a privação de liberdade.

“Essa a ação tem consonância com a necessidade de dar visibilidade à temática, expressar, por meio da escrita, como o (a) adolescente percebe a espiritualidade, como veem, como sentem essa questão durante a privação de liberdade e, principalmente, como experienciam esse direito”, avaliou Ana Carolina Lemos.

Ela ressalta ainda que esse projeto conta com o apoio e engajamento de diversos atores da comunidade socioeducativa, trazendo questões também relacionadas à dimensão da espiritualidade de forma ampla, levando os participantes a refletirem para além do concreto e do observado no dia a dia.

Regras

O Concurso será realizado em duas etapas. Na primeira, as redações produzidas em cada unidade serão submetidas a uma Comissão Avaliadora e o primeiro, o segundo e o terceiro lugares de cada categoria seguem para a segunda etapa na qual os vencedores de todas as unidades concorrerão entre si. Após a avaliação de uma Comissão Avaliadora específica para esta etapa, serão divulgados os resultados do primeiro, segundo e do terceiro lugares de cada categoria.

Os textos concorrem em três categorias. Na Categoria I, estão os textos produzidos por estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Regular e da 1ª a 4ª etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já na Categoria II serão avaliadas as redações escritas pelos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Regular e da 5ª a 8ª etapa da modalidade Educação de Jovens e Adultos. Por fim, na Categoria III, os alunos (as) da 1ª à 3ª série do Ensino Médio na modalidade Regular e 1ª à 3ª etapa do Ensino Médio da modalidade EJA.

O 1º lugar geral de cada categoria vai receber uma caixa de som bluetooth. Já o 2º lugar geral de cada categoria um fone de ouvido bluetooth e 3º lugar geral de cada categoria ganhará uma caixa de bombom.

O resultado final do Concurso de Redação será divulgado no dia 24 de julho, no site do Iases, e a solenidade de premiação será realizada no dia 31 de julho, no auditório do Sebrae, em Vitória.

Confira aqui o edital: https://iases.es.gov.br/editais