O “Fala, servidor!” é um canal para servidores do Iases sugerirem temas e participarem ativamente na elaboração do calendário de formações para 2020.
O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) lançou, na última quarta-feira (11), a plataforma “Fala, Servidor!”, um canal colocado à disposição do servidor do Iases para sugerir cursos e formações. O objetivo é qualificar o atendimento socioeducativo, por meio da elaboração democrática e participativa do calendário de capacitações do próximo ano.
Por meio de um formulário disponível no site do Iases, o servidor poderá enviar sugestões de temas e áreas de interesse, além de apontar deficiências e indicar as demandas de cursos relevantes para o seu setor. A nova ferramenta foi implementada pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), ligada à Gerência Técnica (Getec) do Instituto.
Ouvindo o servidor, o cronograma de capacitações será elaborado de forma planejada e direcionada às necessidades dos profissionais envolvidos no trabalho da socioeducação. A expectativa é atender ao maior número de demandas dos servidores do Iases, no intuito de trazer melhorias ao atendimento socioeducativo capixaba. A iniciativa é inédita no Instituto.
Para o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Fábio Modesto de Amorim Filho, o novo canal representa valorização ao trabalho do servidor e avanço na proposta de uma gestão participativa e planejada. “Educação é a base das relações humanas, seja no trato entre as pessoas ou na troca de conhecimentos. É isso que estamos proporcionando, porque formar é educar”, afirma.
Reuniões itinerantes
Além da abertura do novo canal, o “Fala, servidor!”, o Iases também realizou, por meio da Sufop, encontros em todos os setores para dialogar com os servidores sobre as principais demandas de cursos e formações. As reuniões aconteceram até o último dia 04 de dezembro e todos os setores foram contemplados. Nas reuniões, também foram apresentadas as formações já previstas para 2020 e os parâmetros estabelecidos pela Escola Nacional de Socioeducação (ENS) para a oferta de cursos.
Balanço de formações 2019
Neste ano, mais de 1.400 servidores do Iases participaram de cursos de capacitação. Foram ofertadas 1.780 horas/aula, em 29 áreas diferentes, com temáticas relacionadas à socioeducação, tais como: Direitos Humanos, Comunicação Não Violenta, Gerenciamento de Crise, Primeiro Interventor, Formação em Tecnologia Não-Letal, Relação Étnico-Racial na Política de Socioeducação, Videomonitoramento e Segurança Especializada. Também foram ofertadas qualificações em temáticas de suporte à saúde e à qualidade de vida do servidor, nas áreas de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador, Prevenção ao Suicídio, Educação Financeira, além das formações iniciais em socioeducação.
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