06/09/2023 16h58

Iases inicia trabalhos voltados para a saúde e bem-estar dos servidores

Nessa terça-feira (05), a equipe da Gerência de Recursos Humanos (GRH) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) deu o ponta pé inicial aos trabalhos voltados para a saúde e bem-estar dos servidores.  Uma reunião com os gerentes das unidades foi realizada no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória. Na ocasião também foram iniciados os trabalhos em prol do “Setembro Amarelo”.

Participaram o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto de Amorim; o diretor administrativo-financeiro, Wesley da Silva; a diretora socioeducativa do Instituto, Frantieska Monteiro e os gerentes de todas as unidades do Iases e da sede administrativa.

Para falar sobre os trabalhos, foi convidado o professor e presidente da Comissão Permanente de Atendimento à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública e Defesa Social e Justiça no Espírito Santo (Copas), Pedro Luís Ferro. “Inicialmente vamos fazer um diagnóstico de como está a saúde dos profissionais do Iases. Para isso, vamos contar com a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo que será a responsável por armazenar os dados advindos do questionário que será respondido pelos servidores do Instituto. Dessa forma, nós damos tranquilidade para o servidor responder às perguntas, pois os dados não passarão pelo Iases. A partir desse diagnóstico, nós vamos oferecer o apoio necessário para esses servidores”, explicou o coordenador da Copas.

O diretor-presidente do Iases reforçou o grau de importância desse trabalho. “Nós estamos falando de cuidado e de vida. Essa não é uma pesquisa embrionária e sim algo que já está dando resultados para outras instituições. O trabalho já é real e está acontecendo. Tenho certeza de que todos já abraçaram essa causa e os resultados serão maravilhosos”, destacou.

Ele falou ainda sobre a importância da participação ativa de todos os servidores do Instituto. “Vamos ter esse olhar cuidadoso para que todos os servidores consigam participar e contribuir para nosso diagnóstico. Por isso, é fundamental que os gestores criem esse tempo para que o servidor responda, de forma anônima, ao questionário”, ressaltou.

O diretor administrativo e financeiro do Iases, Wesley da Silva, explicou que essa demanda foi apresentada pelos servidores. “A partir de agora nós estamos retomando as nossas cadeiras que tínhamos no Copas. É o início dos trabalhos, pois para cuidar dos adolescentes é preciso cuidar de quem cuida. O adolescente é o fim, mas precisamos cuidar dos servidores também. Contamos com a participação de todos”, disse.

Durante a reunião foi apresentada a assistente social, Lorena Estevam Martins Fernandes, que será a responsável por essas ações sobre saúde e bem-estar voltadas para os servidores do Iases. Ela aproveitou e explicou as ações que serão realizadas em prol do servidor em razão do “Setembro Amarelo”. “Vamos promover uma palestra sobre Saúde mental e Prevenção do estresse e da depressão para todos os servidores do Instituto. Além disso, serão desenvolvidas ações nas unidades também que vão contar com a interatividade do servidor que poderá contribuir com uma palavra de esperança no nosso Painel da Vida criado, especialmente, para esta ocasião”, contou.

A gerente da Unidade Feminina de Internação (UFI), Mayra Barcelos, parabenizou e agradeceu essa iniciativa do Instituto. “Lidamos com servidores, com adolescentes e precisamos receber informações de como lidar com situações de crises. Em muitas situações agimos com a nossa intuição mesmo, por isso, essas ações são essenciais para nosso serviço diário”, afirmou.

A Copas

A Copas tem como objetivo apontar e sugerir elementos que sejam vitais para a promoção da saúde dos servidores da Segurança Pública, Defesa Social e Justiça. A Comissão pretende estimular, apoiar e contribuir com a efetivação de ações e projetos que visem à prevenção da saúde e a preservação da segurança pessoal e da vida dos profissionais nessas três áreas no Espírito Santo. Além disso, busca sugerir políticas públicas que implementem ações de promoção da saúde mental e prevenção ao suicídio, promovendo e facilitando acesso ao atendimento especializado.

Criada em 2019, a Copas integra servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), da Secretaria da Justiça (Sejus), das Polícias Civil (PCES), Militar (PMES) e do Corpo de Bombeiros do Estado (CBMES), além de membros das Polícias Federal e Rodoviária Federal, das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e, em breve, da Serra e de Viana, e ainda membros convidados.