07/02/2020 14h14 - Atualizado em 07/02/2020 16h07

Iases inicia oferta de cursos do calendário de formações 2020

Neste ano, serão ofertadas aos servidores mais de 2.500 vagas de qualificação profissional, com o objetivo de aprimorar o atendimento socioeducativo capixaba.

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) deu início à agenda de cursos previstos para 2020. A programação, direcionada aos seus servidores, foi aberta no dia 29 de janeiro e segue até o fim do ano, com mais de 2.500 vagas de qualificação profissional ofertadas, com o objetivo de aprimorar o atendimento socioeducativo capixaba.

Na agenda do mês de janeiro, foram realizados cursos nas áreas de Genograma e Combate à Tortura, este contou com a participação do professor universitário Paulo Velten e do coordenador de Direitos Humanos e defensor público do Estado do Espírito Santo, Hugo Fernandes Mathias, que abordou sobre o conceito e tipos de violência; Lei da Tortura, instrumentos e meios de identificação da tortura.

A programação segue a todo vapor no mês de fevereiro, com capacitações nas áreas de segurança, educação financeira e videomonitoramento. Nessa segunda-feira (03), foi iniciada a formação para coordenadores, que reúne mais de 50 servidores e acontece até o próximo dia 10, no auditório do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.

Desde o fim do último ano, foi colocado à disposição dos servidores um canal de sugestão de cursos e formações, o “Fala, Servidor”, para que o cronograma de formações de 2020 seja elaborado de forma participativa e democrática. A iniciativa, inédita no Instituto, visa identificar pontos de melhoria e conhecer temas e áreas de interesse relevantes aos servidores, para que a oferta de cursos seja cada vez mais direcionada às necessidades dos profissionais da socioeducação.

A subgerente de Formação e Pesquisa do Iases, Hanelore Martins, destacou a importância da oferta de cursos em diferentes áreas, que abordam desde temáticas relacionadas ao atendimento socioeducativo, até as que visam a trazer mais qualidade de vida aos servidores. “A intenção é abordar temáticas transversais à socioeducação, visando qualificar a gestão e o atendimento socioeducativo no Instituto”, disse.

Além das turmas de formação inicial, ofertadas aos servidores que ingressam no Instituto, as temáticas escolhidas para este ano são: Saúde do Adolescente, Comunicação Não Violenta; Práticas Restaurativas; Educação em Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad); Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); Sistema de Garantia de Direitos, Gênero e Sexualidade; Gestão Organizacional; Gestão de Pessoas, dentre outras.

Também está prevista a realização de um seminário estadual em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, planejado para acontecer no segundo semestre.

Informações à imprensa:

Carolina Alvarenga