09/05/2019 16h10

Iases inicia formaturas de alunos dos cursos profissionalizantes

Os cursos oferecidos para os adolescentes foram de garçom, panificação, e de organizador de eventos.

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), iniciou nessa quarta-feira (08), no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Cariacica, a formatura dos jovens que participaram do 1º Ciclo de Cursos Profissionalizantes deste ano.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Os cursos oferecidos – todos presenciais e com carga horária de 40 horas – foram: garçom, panificação e organizador de eventos. As aulas foram ministradas por professores do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, que emitiu todos os certificados para os 40 alunos aprovados.

O diretor-presidente do Iases, Bruno Nascimento, comentou a importância da parceria com a Secti e o início dos cursos e formações do ano.

“A profissionalização dos jovens que cumprem medida socioeducativa também é um compromisso do Sistema Socioeducativo e da gestão do Instituto. Iniciamos uma nova fase da parceria com a Secti e vamos seguir no caminho de oportunizar e despertar o interesse para uma profissão, pela qual os adolescentes se identificam. É uma forma de abrir caminhos para o futuro deles”, disse.

A subgerente socioeducativa do CSE, Patrícia Penha da Vitória, que está respondendo pela unidade, falou sobre os cursos. “No início, os adolescentes ficam um pouco resistentes em fazer os cursos, mas quando começam, eles desenvolvem um novo olhar, percebem oportunidades para a vida fora do Instituto. É gratificante ver o empenho e o desenvolvimento deles”, afirmou.

O adolescente W.T. Q., diplomado no curso de garçom, explicou que já teve a experiência na profissão e que agora, com a especialização, poderá seguir neste ramo. “Foi muito importante para mim, tenho uma profissão para quando eu sair da unidade”.

Estiveram presentes na formatura a secretária de Ciêcnia e Tecnologia, Cristina Engel, e a subsecretária da pasta, Solange Maria de Souza; a subgerente de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer do Iases, Sabrina Carneiro; o coordenador dos cursos da Secti no Iases, Marcelo Cardoso; e a equipe de professores dos cursos de profissionalização da Secti.

A formatura contou com a participação dos familiares dos adolescentes, pedagogos de referência do CSE, equipes técnicas e de agentes socioeducativos e coordenadores da unidade.

Nesta sexta-feira (10) serão realizadas as formaturas dos adolescentes da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), localizada em Vila Velha, e das unidades do conjunto de Cariacica - Unidade de Internação (Unis), Unidade de Internação Provisória I (Unip I), Unidade de Internação Provisória II e Unidade de Internação Feminina (UFI).

Parceria

Cristina Engel comentou a parceria com o Iases e sobre o novo programa que será lançando. “Nós esperamos que essa formatura seja a primeira de muitas. Na próxima semana iremos lançar o Programa Qualificar ES, que tem a preocupação de atender, além da população capixaba de forma geral, demandas específicas do Estado, como os socioeducandos do Iases, que é o que essa parceria entre a Secti e o Instituto possibilitou”, destacou.

A secretária também ressaltou as prioridades da atual gestão. “O Governo do Estado tem um princípio de investir no jovem capixaba e para isso, a nossa missão é gerar oportunidade para que ele possa atuar no mundo do trabalho. Nesse primeiro momento, as turmas tiveram cursos está em áreas do mercado em que praticamente não há crise, tornando possível a inserção deste jovem qualificado, seja no trabalho formal, seja empreendendo para gerar a própria renda”, salientou.

Para o diretor-presidente do Iases, Bruno Nascimento, o programa vai se somar aos outros da socioeducação, ampliando ainda mais a parceria. “O Programa Qualificar ES, da Secti, vai ampliar a nossa parceria, porque além de oportunizar os adolescentes das unidades, também vai inserir a comunidade da semiliberdade e os adolescentes egressos – que já estiveram em cumprimento de medida socioeducativa”, frisou.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Paula Lima
(27) 3636 5484
asscomiases@gmail.com | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard