Com um investimento de aproximadamente R$ 480 mil, o Governo do Estado – por meio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH) e do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) – inaugurou, na última terça-feira (31), a Unidade Feminina de Internação (Ufi) no município de Cariacica. O local vai contar com 36 novas vagas.
A Unidade Feminina atende adolescentes, entre 12 e 21 anos incompletos, provenientes de municípios da Grande Vitória, Norte e Sul do Estado e que tenham medida socioeducativa de internação provisória e internação decretadas.
“Foram muitos envolvidos na realização deste sonho, em momentos de crise, é difícil conseguir apoio social para se trabalhar na socioeducação, mas é com esta união que conseguimos fazer diferença. Este espaço, que conta com sala de dança e ar-condicionado, deveria ser um padrão para as próximas unidades”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.
Com estrutura física em conformidade com a lei do Sinase, a Unidade Feminina foi projetada com espaços dignos para acolher adolescentes com medida de internação provisória, internação, adolescentes trans, espaço materno infantil, espaço para os servidores, sala de aula, sala para oficinas profissionalizantes entre outros.
“Acredito que esta nova unidade irá trazer mais dignidade as adolescentes, é um sonho que se realiza. Este é um momento de gratidão, não por mim, mas pelas adolescentes”, ressaltou a gerente da Unidade, Maria Brígida Casagrande.
Participaram da solenidade os Diretores do Instituto, Secretário de Direitos Humanos, Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Socioedade Civil e servidores do Iases.
“Para nós do Instituto, é motivo de muita alegria realizar a entrega da Unidade Feminina, mesmo com todo o cenário de restrição econômica. Foram muitas as pessoas que se envolveram nesse projeto, desde o planejamento até a conclusão da Unidade. Nossa gratidão as equipes do IASES e da Secretaria de Justiça, por meio de uma parceria que absorve mão de obra de presos e egressos do sistema prisional. Que sigamos no firme propósito de qualificar cada vez mais o atendimento socioeducativo no Estado do Espírito Santo”, contou a diretora-presidente Alcione Potratz.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Rogineiri Reis
Tel: (27) 3636-5484
rogineiri.reis@iases.es.gov.br
imprensa@iases.es.gov.br