05/08/2019 17h14 - Atualizado em 05/08/2019 17h25

Iases implanta novo sistema de controle de acesso e reforça a segurança das unidades

Pelo novo sistema, o controle de permanência e o registro de entrada e saída de visitantes e veículos nas unidades serão feitos de forma eletrônica.

Um novo sistema de controle de acesso está sendo implementado nas unidades de internação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Nesse domingo (04), familiares dos adolescentes que foram à Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha, já contaram com a nova plataforma de cadastramento eletrônico, que garantiu segurança e agilidade nos procedimentos de visitação.

O sistema de cadastramento eletrônico substitui o registro manual e escrito de visitantes. Em fase de teste na Unimetro, o novo procedimento de acesso será estendido às demais unidades de internação do Iases. Ao todo, as unidades de internação recebem em média 4.400 visitantes por mês.

Para o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Fábio Modesto, o objetivo é proporcionar que todas as pessoas estejam em um ambiente tranquilo e seguro. "O cadastramento não só dos familiares dos socioeducandos, mas de todos os visitantes, qualifica nosso atendimento e aumenta a segurança de todo Comunidade Socioeducativa”, disse.

Pelo novo sistema, o controle de permanência e o registro de entrada e saída de visitantes e veículos nas unidades estão sendo feitos de forma eletrônica, por meio de um software específico e com o apoio de câmeras de videomonitoramento já existentes nas unidades. O cadastramento gera um banco de dados sistematizado das pessoas que adentram no ambiente da unidade, como familiares, servidores do Iases e prestadores de serviço, por exemplo.

O cadastramento eletrônico é mais uma ação para reforçar a segurança nas unidades do Iases, garantindo maior controle na entrada de visitantes, bem como impedindo o ingresso de pessoas não permitidas. O sistema também permite eficiência no monitoramento da quantidade de pessoas presentes na unidade, na restrição de acesso dos visitantes às áreas proibidas e, além disso, no registro antecipado de futuros visitantes, como por exemplo, os prestadores de serviço, que já estarão previamente autorizados e agendados no sistema antes da sua chegada no local.

Outro ganho importante é na segurança e eficiência da entrada e saída de familiares durante o horário de visitação, evitando tumultos e filas. Com o novo sistema, os visitantes são identificados pelo nome, nome do visitado, número do documento pessoal e horário de permanência, além de outros dados que serão armazenados no sistema. Após cadastrados, os familiares receberão uma etiqueta adesiva, que deverá ser afixada em local visível, para que sejam identificados durante todo o período que permanecerem no local. Fica proibida a permanência no espaço da unidade daquele que não estiver portando a respectiva etiqueta.

O novo sistema também reforça a segurança no acesso de veículos nas dependências da unidade. Só estarão autorizados a adentrar no estacionamento aqueles que estiverem cadastrados no sistema, com o registro de entrada e saída e de informações que permitam a identificação do automóvel.

Implantação e treinamento

Para a implantação do novo sistema, está sendo realizado o treinamento dos servidores que atuam nas portarias, bem como a adequação dos equipamentos tecnológicos. Na última quinta (01) e sexta-feira (02) os profissionais responsáveis pela portaria da Unimetro receberam capacitação e já estão aptos a operar a nova ferramenta.

No Iases, o projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Inteligência (Nint), ligado à Diretoria de Ações Estratégicas (DAE), com o suporte da Gerência de Tecnologia de Informação (GTI), sendo este ligado à Diretoria Administrativo-Financeira (DAF).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard