26/10/2018 17h45 - Atualizado em 08/11/2018 10h47

Iases firma parceria com Defensoria Pública do Espírito Santo para realização de cursos

O Iases, em parceria com a Defensoria Pública do Espírito Santo, está promovendo a capacitação em Prevenção e Combate à Tortura para os servidores que atuam na área da socioeducação das regiões Metropolitanas, Norte e Sul do Estado.

O curso está sendo ministrado por representantes da Defensoria Pública e tem como objetivo proporcionar o debate e o estudo sobre o tema, qualificando os profissionais para ações e práticas de prevenção e combate à tortura. A formação inclui aulas sobre Introdução aos Direitos Humanos e Conceito de Tortura, além de rodas de conversas.

De acordo com a diretora-presidente do Iases, Claudia Faquinote, as formações são de suma importância para o segmento do atendimento e trabalho socioeducativo, “uma instituição que trabalha no atendimento a adolescentes e jovens em cumprimento de medida tem como premissa assegurar a garantia dos direitos desse público. Portanto, é também um compromisso nosso investir na formação dos nossos servidores, para que tenhamos um ambiente saudável e com uma conduta comprometida com o enfrentamento de toda e qualquer violação de direitos”, destacou.

Capacitação

A capacitação teve início no Norte do Estado e aconteceu nos últimos dias 16 e 23, na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli). Duas turmas já foram formadas, com a participação de 100 servidores, entre eles, agentes socioeducativos, coordenadores e gestores das unidades.

As aulas foram ministradas pelo defensor público, Gustavo Felix Pessanha, titular da Vara da Infância e Juventude de Colatina, que abordou como temática principal direitos humanos e seu contexto internacional e a realidade brasileira, além da implementação dos direitos humanos, no contexto socioeducativo brasileiro. Na segunda parte, foi abordada a tortura e o âmbito dela na legislação.

“O curso para os profissionais da socioeducação tem como importância um contato mais abrangente com as noções fundamentais sobre direitos humanos e combate à tortura. É imprescindível a formação humanista de todos que fazem parte da política socioeducativa”, disse Gustavo Pessanha.

Nos próximos meses, as formações serão ministradas na Região Sul e, em seguida, na Região Metropolitana, com previsão de serem finalizadas até fevereiro de 2019.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases

Paula Lima

Tel.: (27) 3636-5484

imprensa@iases.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard