18/02/2020 14h22 - Atualizado em 18/02/2020 16h27

Iases entrega obras de reforma nas unidades da Grande Vitória

A entrega é parte do ciclo de reformas e restauração dos espaços físicos que está sendo realizado em todas as unidades do Iases.

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) iniciou a entrega das obras de reforma e revitalização das unidades da Região Metropolitana da Grande Vitória. A Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha; e as Unidades de Internação Provisória I e II (Unip I e II), em Cariacica, agora contam com moradias e alojamentos totalmente novos e reformados.

A entrega é parte do ciclo de reformas que está sendo realizado em todas as unidades do Iases. As melhorias contemplam a restauração e humanização dos espaços de acomodação dos adolescentes, como a troca do sistema hidráulico das moradias (blocos), impermeabilização de áreas molhadas, pintura e restauração de grades e portões, além de reparos na alvenaria, troca do telhado do espaço de banho de sol e acréscimos na ventilação. Os ambientes administrativos e portarias de acesso de algumas unidades também serão reformados.

Na Unip II, a obra do bloco 6 foi entregue, nessa segunda-feira (17). O espaço tem capacidade para ocupação de vinte adolescentes. Além das melhorias nas moradias, também foi construído no bloco 6 um novo alojamento, totalmente climatizado, para os agentes socioeducativos. A melhoria vai proporcionar mais conforto aos servidores no ambiente de trabalho. Nesta quarta-feira (19), as obras seguem para o bloco 08, e em seguida para o ambiente administrativo da unidade.

Na Unip I, a restauração da estrutura física foi realizada no bloco 02. A obra está prevista para ser entregue na próxima semana.

Na Unimetro, a reforma aconteceu nas moradias 05 e 06, destinadas aos adolescentes da fase conclusiva da medida socioeducativa. Os novos espaços foram entregues no dia 05 de fevereiro. Os investimentos em reestruturação física continuam na unidade e irão contemplar todos os demais blocos, além dos espaços administrativos e da portaria de acesso.

O diretor-presidente do Iases, Bruno Pereira Nascimento, destacou que os investimentos físicos contribuem para o avanço da política socioeducativa do Espírito Santo. “O objetivo das reformas é oferecer um espaço físico apropriado ao desenvolvimento socioeducativo, com moradias e alojamentos em condições adequadas de segurança e dignidade, a fim de garantir, junto a outros fatores, os direitos dos adolescentes”, disse.

Ciclo de reformas

A ordem de serviço para a reestruturação dos espaços socioeducativos foi assinada em setembro de 2019. As obras de reforma e revitalização também acontecem nas Regionais Norte e Sul, com previsão de serem finalizadas até o fim do primeiro semestre de 2020.

Informações à imprensa:
Carolina Alvarenga