08/08/2019 18h36 - Atualizado em 09/08/2019 09h56

Iases encerra ciclo de mutirões e leva atendimento de regularização civil a todas as unidades da Região Metropolitana

No próximo mês, o serviço de regularização civil será levado aos adolescentes das unidades socioeducativas do Norte e do Sul do Estado.

Em parceria com a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) finalizou o ciclo de mutirões de cidadania nas unidades da Região Metropolitana e garantiu a todos os socioeducandos da Grande Vitória o acesso à documentação civil. No próximo mês, o mutirão chega às Regionais Norte e Sul do Estado e a previsão é que sejam atendidos mais de 50 socioeducandos.

Os mutirões de cidadania realizaram a expedição das Carteiras de Identidade (RG) dos adolescentes da Região Metropolitana que já possuíam Certidão de Nascimento. Dentro da própria unidade, foi feita a coleta de fotos, dados, assinaturas e impressões digitais.  Ao todo, 99 socioeducandos da Região Metropolitana foram atendidos e agora contam com a sua identificação civil regularizada.

Para os socioeducandos que ainda não tinham Certidão de Nascimento, foram feitas as solicitações para registro ou retirada de segunda via. Com o documento regularizado, estes adolescentes já estarão aptos a confeccionar a sua carteira de identidade no próximo ciclo de mutirões. Neste ano, já foram expedidas 216 Certidões de Nascimento para os adolescentes do Iases.

O primeiro atendimento do ciclo de mutirões foi realizado no dia 2 de julho, na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha. Em seguida, foram contemplados os socioeducandos das unidades que compõem o Conjunto de Cariacica e, por último, no dia 31 de julho, o serviço de regularização civil foi ofertado no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), também no município de Cariacica.

Além da emissão de RG, o Instituto também realiza o atendimento para a confecção de outros documentos pessoais, como Certificado de Reservista, o registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram emitidos 1342 documentos pessoais, dado que vem crescendo quando comparado aos números de 2018: em todo o ano, foram expedidos 1132 documentos.

Para o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Fábio Modesto, este tipo de atendimento vai muito além de um simples processo de documentação. “Estamos garantindo a todos os socioeducandos um direito civil com a entrega de seus documentos pessoais. Essa ação, mais que garantir direitos, é assegurar dignidade e respeito”, afirmou o diretor.

No Iases, os mutirões de cidadania são realizados por meio da Gerência Técnica (GETEC/DAE).

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard