10/10/2017 17h18 - Atualizado em 10/10/2017 17h29

Iases e Multivix iniciam projeto de saúde bucal

Estudantes de Odontologia da Faculdade Multivix iniciaram, na última semana, uma ação de Saúde Bucal junto aos adolescentes da Unidade de Internação Feminina (Ufi) e a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases).

Esta iniciativa foi fruto de uma articulação em conjunto com a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), Faculdade Multivix e Iases.

“Estamos vivendo a realização de um sonho, estamos conseguindo hoje um projeto inovador, que é trazer uma faculdade de odontologia para dentro da unidade socioeducativa, para atender adolescentes que às vezes vão ter um atendimento com o dentista pela primeira vez na vida, então trazer a academia para à unidade é muito importante. Importante pela atividade que será realizada, e é também pelo contato dos acadêmicos com os socioeducandos, para que eles tenham novas referências. Em todos os sentidos esta ação é positiva, temos que agradecer ao Iases que está empenhado nisso, a Claudia que é incansável nessa luta, e eu que estou muito feliz”, afirmou o juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude, Vladson Bittencourt.

Nessa primeira etapa foram atendidos para triagem, 21 socioeducandas e 85 socioeducandos. Os serviços oferecidos foram oficinas preventivas de saúde bucal; dicas de autocuidado; escovação; e uso do fio dental. Além disso, este atendimento inicial pode relatar casos mais críticos e urgentes, tendo assim uma eficácia maior na hora do encaminhamento para o atendimento da rede básica de saúde com maior celeridade.

“Nosso trabalho, é uma orientação de higiene bucal, revelando a placa para o adolescente verificar onde ele está errando na escovação e principalmente olhando a necessidade maior do adolescente. Alguns relatam dor, outros são coisas mais simples e outros com condições mais graves, desta forma orientarmos a instituição a encaminhar o adolescente para o tratamento”, explicou a Professora de Odontologia da Faculdade Multivix, Valéria da Penha Freitas.

“É muito importante ter esse momento com os adolescentes, a Multivix cuidando da dimensão acadêmica, ela está trabalhando no seu sentido de pesquisa, ensino, conhecimento e extensão, e para os adolescentes esse momento de poder juntos conseguir perceber que estão sendo cuidados, perceber que o trabalho está sendo feito pra gente. É um momento muito rico, então eu quero aproveitar para agradecer ao instituto por esse cuidado e por esse envolvimento com o processo socioeducativo”, disse o gerente da Unis, Alcides da Silva.

“Reunir esses interlocutores é uma experiência muito importante para nós do Iases, e eu gostaria de destacar que essa é uma das iniciativas que revelam o compromisso institucional com os eixos de atendimento que consiste em direito para os adolescentes, então estamos muito felizes com a parceria, nessa oportunidade eu também quero agradecer a toda equipe do Iases”, falou a diretora socioeducativa do Iases, Claudia Faquinote.

Rogineiri Reis

rogineiri.reis@iases.es.gov.br