11/04/2019 14h23

Iases e Emescam firmam parceria para pesquisa psicológica dos adolescentes

O objetivo da pesquisa é avaliar o aspecto psicológico dos socioeducandos para ampliar as ações no atendimento socioeducativo.

O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) firmou uma parceria com a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa inédito no Brasil, voltado para a área psicológica.

O objetivo da pesquisa é conhecer a realidade e avaliar o aspecto psicológico dos adolescentes e jovens que estão em situação de vulnerabilidade social e, assim, implementar e ampliar as ações no atendimento socioeducativo, oferecido aos socioeducandos que cumprem medida socioeducativa nas unidades do Estado.

O projeto de pesquisa foi apresentado para a Subgerência de Saúde do Iases, vinculada à Diretoria Socioeducativa (DSE). Ele surgiu a partir da construção da tese de doutorado dos pesquisadores Flavio Takemi Kataoka, médico e professor do curso de medicina, e Rubens José Loureiro, psicólogo, enfermeiro e professor da disciplina de psicologia aplicada à saúde, para o curso de enfermagem. O tema central da pesquisa é a “avaliação do stress e dos aspectos neurocognitivos relacionados à tomada de decisão e teoria da mente em populações de adolescentes com risco social significativo”.

“Os aspectos neurocognitivos são elementos da nossa constituição psicológica, que contribuem para a interação do homem no mundo, sendo composta pelo pensamento, memória, inteligência, sensopercepção (percepção de estímulos visuais, auditivos, gustativos, motores, etc.) afetividade, conduta,  orientação, atenção, juízo, consciência e linguagem”, esclareceu o pesquisador Rubens José Loureiro.

Para o diretor-presidente do Iases, Bruno Nascimento, a parceria e o resultado da pesquisa será um grande avanço para o atendimento em saúde do Instituto.

“Ela é inovadora e única. Participarmos representa, também, uma inovação para o atendimento socioeducativo do Estado. Vai nos ajudar a compreender e entender, de forma mais ampla e específica, as atitudes e postura dos adolescentes. Será uma ferramenta para ampliarmos e desenvolvermos as campanhas e projetos voltados para as atividades terapêuticas.”, disse o diretor-presidente.

A diretora da Socioeducação, Fabiana Malheiros, comentou a importância da parceria com a Emescam.

“É importante estarmos abertos à parcerias como essa, que contribuem de forma positiva no desenvolvimento das medidas socioeducativas. Estaremos sempre firmados com pesquisadores que queiram colaborar com o Instituto e que também possamos colaborar com eles”, pontuou a diretora.

Desenvolvimento da pesquisa

O projeto de pesquisa está sendo desenvolvido com dois grupos de adolescentes, classificados por grupo 1 - adolescentes que são filhos de pais que são usuários de crack - e o grupo 2 - adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa. Como controle, será selecionado grupo de adolescentes escolares, que não possuam histórico de envolvimento pessoal e parental com drogas e também sem envolvimento com atos infracionais.

Ela teve início essa semana no Iases, e está sendo desenvolvida com a participação de cinco adolescentes da Unidade de Internação Provisória II, no espaço de saúde do Conjunto de Cariacica.

O pesquisador Rubens Loureiro explicou que a etapa inicial conta com o apoio dos alunos dos cursos de psicologia, enfermagem e medicina. Ela se dá por meio de um questionário que vai possibilitar o conhecimento sobre a vida dos adolescentes. O atendimento é individual, em uma sala apropriada.

“Estamos fazendo uma coleta de dados que vão nos permitir avaliar o estresse, aspectos neurocognitivos e a teoria da mente dos adolescentes atendidos”, explicou Rubens Loureiro.

Além do levantamento de informações, também serão feitos testes psicológicos informatizados e formulários impressos, validados pela psicologia.  

O tempo da pesquisa será de três meses.  Ao final, os dados serão analisados e apresentados, por meio da tese de doutorado dos pesquisadores, que também farão uma apresentação para as diretorias e equipe do Iases, para que possam construir e aprimorar novas estratégias terapêuticas para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Iases

Paula Lima

(27) 3636 5484

E-mail: asscomiases@gmail.com | imprensa@iases.es.gov.br

 

Tópicos:
Emescam, Pesquisa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard