O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) foi um dos convidados a participar do Seminário Socioeducação em Foco: Justiça e Políticas Públicas, Caminhos Possíveis, realizado em Pernambuco. Na ocasião, o responsável pela Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), Idelberth Luigi Pereira de Lima, foi um dos convidados para compartilhar as boas experiências, no que diz respeito às práticas de segurança, aplicadas no sistema socioeducativo capixaba.
O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de novembro, na cidade de Caruaru. Na ocasião, o representante do Iases realizou a palestra: Segurança Cidadã e Socioeducação e contou um pouco sobre a forma como esses assuntos são aplicados nas unidades do Iases.
“Foi uma honra e enorme prazer poder compartilhar as boas práticas que aplicamos no nosso Estado, no que diz respeito à socioeducação. Esse convite para compartilhar experiências exitosas é motivo de satisfação e demonstra nossa capacidade de superação. Muito feliz por poder representar o Iases nesse evento”, afirmou o responsável pela Gesp.
Idelberth Luigi Pereira de Lima disse ainda que, em se tratando de socioeducação, Pernambuco tem muitas semelhanças com o Espírito Santo. “Muitos dos desafios que eles estão enfrentando nós já superamos. Por isso, eles se mostraram muito entusiasmados com a troca de experiências”, afirmou.
Palestra: Segurança Cidadã e socioeducação
Durante a palestra, o responsável pela Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp) apresentou como é organizada a segurança no Iases e falou sobre a sistematização dos processos de trabalho, a integração entre as gerências transversais, o foco na humanização dos procedimentos e a profissionalização da segurança usando análise de dados.
“Os procedimentos de segurança e proteção à pessoa são para garantir a segurança de todos aqueles que circulam nas unidades do Instituto. Eles não são usados para combater pessoas e, sim, para inibir certas condutas inadequadas para aquele ambiente. Por isso, entre as bases das condutas adotadas nas unidades do Iases está a busca constante da humanização dos procedimentos de segurança e o tratamento respeitoso em toda e qualquer situação”, disse.
Além desses, ele destacou também como pontos essenciais o treinamento, a profissionalização e investimento nos profissionais; a sistematização dos processos de trabalho e a integração entre os setores completam os principais elementos para que a socioeducação de fato ocorra de forma pacífica. “São sob esses pilares que estamos conseguindo conquistar os excelentes avanços no sistema socioeducativo no Espírito Santo”, enfatizou.
Sobre o relacionamento e apoio dos demais setores eixos que integram o Iases, o gerente de segurança do Iases, afirma que existe total entrosamento entre as Diretorias e as Gerências transversais. “A gestão atual é participativa e bem atenta aos cuidados necessários para o tema segurança, por isso, busca fornecer as condições necessárias para que o trabalho seja realizado com excelência, e isso inclui a capacitação constante dos nossos servidores. O alto investimento na formação traz grandes e rápidos resultados, pois os servidores são capacitados e orientados para de fato atuarem dentro dos parâmetros da socioeducação”, afirmou.
Ele também falou sobre o trabalho de inteligência que é feito no Iases, por meio da Diretoria de Ações Estratégicas (Dae). “O Iases trabalha norteado por um inovador sistema de coleta e tratamento de dados, e com o auxílio dele, a Diretoria e suas gerências transversais tomam as decisões no âmbito da segurança no que se refere às ações preventivas e reativas a serem executadas nas unidades. Isso inclui as diversas atividades que são oferecidas nas unidades que só são possíveis de acontecer, porque a segurança está sob controle. Ou seja, a segurança é um serviço essencial e que atua em todos os setores do Instituto”, informou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial