Recentemente, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) passou por reestruturações em várias áreas. Os bons resultados alcançados após as mudanças foram apresentados em um evento nacional de Socioeducação, em junho, e, na última semana, diretores da autarquia foram convidados a compartilhar suas práticas na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Recife.
Participaram da visita o diretor Administrativo e Financeiro, o diretor de Ações Estratégicas e o gerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Rafael Almeida Lovo Jeremias dos Santos e Idelberth Luigi Pereira Lima, respectivamente.
“Pra nós, é uma alegria olhar para trás e ver como avançamos, a ponto de termos a chance de dividirmos com outros estados as nossas práticas. Da mesma forma, identificamos alguns pontos na Funase que podemos implementar no Iases. Com esse apoio mútuo, aos poucos, a socioeducação como um todo vai evoluindo no País”, avaliou Rafael.
Entre as implementações apresentadas estiveram as formações iniciais e continuadas para servidores, mudanças em estruturas físicas, organização de processos administrativos, equilíbrio das contas, planejamento financeiro, incremento da rotina pedagógica das unidades socioeducativas e revisão de procedimentos de segurança.
“A realidade do Espírito Santo é parecida com a vivida pela Funase em vários aspectos. Trouxemos a nossa expertise em alguns campos e também vamos levar experiências exitosas daqui. Essa troca de informações é de grande importância para ambas as instituições”, argumentou Jeremias.
As apresentações aconteceram durante três dias e foram destinadas aos funcionários da Funase. Além do cenário atual, foi apresentado um contexto histórico do Iases e aspectos legais e rotinas das atividades de Segurança e Inteligência praticados.
“Estamos em uma fase de construção, de mudança de paradigmas sobre a segurança socioeducativa, a segurança cidadã que buscamos, e esse foi o caminho que o Espírito Santo trilhou. Estamos orgulhosos com os caminhos que estamos construindo, temos muitas coisas exitosas para mostrar e temos mostrado cotidianamente. As dificuldades são muitas e estamos buscando saídas”, disse a diretora-presidente da Funase, Nadja Alencar.
Esta não é a primeira vez que o Espírito Santo apresenta suas rotinas administrativas e das unidades socioeducativas. Representantes de Tocantins e Bahia também já vieram ao Estado para conhecerem os processos adotados pelo Iases.
Programações
Na viagem a Pernambuco, o diretor Administrativo e Financeiro, o diretor de Ações Estratégicas e o gerente de Segurança e Proteção à Pessoa do Iases, Rafael Almeida Lovo Jeremias dos Santos e Idelberth Luigi Pereira Lima, respectivamente, apresentaram o conteúdo do Instituto no Centro de Formação do Servidor Público do Estado de Pernambuco (Cefospe).
Na ocasião, esteve presente o diretor-presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) da Paraíba, Noaldo Meirelles, juntamente com seus coordenadores de Planejamento e o de Segurança.
O encerramento da visita se deu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Jaboatão dos Guararapes, em que os presentes aproveitaram para conhecer a unidade que, em 2014, venceu a categoria “Prêmio Especial” do Prêmio Innovare.
Participaram ainda deste momento a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) Irani do Carmo; o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) Romero Silva; o coordenador do Gabinete de Gerenciamento de Crises da Secretaria de Defesa Social (SDS), Tenente-Coronel da Polícia Militar Ivanildo César Torres de Medeiros; e o Assessor de Segurança da Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e da Juventude, Américo Machado.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br