16/03/2022 15h28 - Atualizado em 16/03/2022 17h06

Iases debate estratégias de abordagem ao comportamento disfuncional provocado pelo uso de drogas

Com os objetivos de apresentar para os servidores a rede de atenção psicossocial e explicar o papel dela no que diz respeito à saúde mental, além de alinhar e padronizar as estratégias de atendimentos aos socioeducandos, a equipe da Subgerência de Saúde do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) realizou o “Seminário em Saúde – A Abordagem do Comportamento Disfuncional na Drogadição”.

A formação ocorreu no último dia 23, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), em Vitória, e reuniu 98 participantes, entre psicólogos e assistentes sociais socioeducativos lotados nas Unidades de Atendimento; agentes socioeducativos referências em saúde, que atuam nas Unidades; subgerentes socioeducativos e equipe referência em saúde do Espaço de Saúde do Conjunto de Cariacica.

“A ideia do seminário foi alinhar os atendimentos e os encaminhamentos dos socioeducandos para buscar estratégias de abordagem, além de orientar os servidores no que diz respeito à identificação dos padrões de uso das drogas. Também visou promover uma reflexão sobre os aspectos motivacionais para o uso e abuso de sustâncias psicoativas”, destacou a responsável pela Subgerência de Saúde (Susa), Graziele Duda.

A formação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Diretoria Socioeducativa, com a Gerência de Medidas Socioeducativas (GMSE) e a Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop).

“Depois de um longo período de pandemia, esse seminário deu início a um novo ciclo de formações dentro do Iases. Ficamos muito felizes com o empenho dos servidores na participação do evento e de outros que virão futuramente",disse  a agente socioeducativa que atua na Susa, Samira Moraes.

Já o psicólogo, Wallace Hugo Canguçu, que também trabalha na Subgerência de Saúde, falou sobre a importância de oferecer essas informações aos servidores que atuam nas Unidades do Iases. " Estamos muito satisfeitos, pois alcançamos o nosso objetivo que era levar mais conhecimento sobre esse assunto para os servidores e contribuir para a excelência do desempenho das atividades diárias deles”, avaliou.

Programação

A formação foi gratuita e teve carga horária de 08 horas. Na parte da manhã, foi realizada uma mesa redonda que discutiu os padrões de uso, impactos na saúde e encaminhamentos à rede de atenção psicossocial. A palestra foi ministrada pela psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) da Serra, Marcela Serrat Freire, acompanhada pela enfermeira do Capsi, Leila Anis Timani, e da referência técnica estadual em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Franciely da Costa Guarnier.

Na parte da tarde, a mesa redonda abordou o tema “Acolhimento e estratégias de manejo”. Participaram o mestre em Saúde Coletiva e militante da luta Antimanicomial, André Luiz Ferreira, e o gerente de Articulação de Rede e Atenção Integral sobre Drogas do Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD), Getúlio Sérgio Souza Pinto.