17/04/2020 16h24 - Atualizado em 17/04/2020 16h50

Iases cria meios para garantir continuidade da jornada socioeducativa

Atividades são desenvolvidas dentro dos procedimentos estabelecidos pelo protocolo de prevenção e controle ao novo Coronavírus (Covid-19).

Em tempos de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), novos procedimentos passaram a fazer parte da rotina das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A pandemia trouxe desafios, mas o Instituto tem garantido a continuidade das atividades pedagógicas prestadas ao adolescente em cumprimento de medida socioeducativa.

No Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Cariacica, a jornada socioeducativa tem sido preenchida com atividades e oficinas ao ar livre, como oficinas de pipa, aulas de música e torneio de futsal. O Iases recomenda que as jornadas pedagógicas sejam mantidas, desde que atendidos os procedimentos estabelecidos pelo protocolo de prevenção e controle ao novo Coronavírus (Covid-19), que deve ser seguido por todas as unidades socioeducativas do Estado.

Dentre os cuidados, está a realização de atividades em espaços abertos, sem aglomerações e entre os adolescentes assintomáticos que ocupam a mesma moradia. Neste sentido, as atividades esportivas têm sido grandes aliadas. 

Na Unidade de Internação Norte (Unis Norte), em Linhares, e na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica, a jornada também segue com a prática de esportes, como futsal e vôlei, que desenvolvem no adolescente o autocontrole, a concentração e estimulam o espírito de equipe e a convivência em grupo.

A diretora socioeducativa do Iases, Fabiana Malheiros, destacou que a dedicação e o comprometimento dos servidores do Iases têm sido fundamentais para garantir a continuidade do atendimento socioeducativo. “A jornada socioeducativa não foi interrompida, mas adaptada para que o adolescente continue participando de atividades educativas, de espiritualidade, esporte, cultura e lazer. Tudo isso só acontece graças ao empenho e ao comprometimento de nossos servidores, que saem de suas casas, num período em que é necessário o isolamento, para que o adolescente possa continuar cumprindo a sua medida, pois acreditam na sua transformação. Sem eles, nada disso seria possível", destacou a diretora.

Protocolo de prevenção nas unidades socioeducativas
Para que o atendimento ao adolescente não pare e seja realizado com segurança, o Iases adotou um protocolo de prevenção e controle ao novo Coronavírus (Covid-19), com procedimentos para evitar o contágio da doença no sistema socioeducativo.  Novas ações estão sendo adotadas diariamente. 

Dentre as medidas já adotadas estão a suspensão de visitas familiares, a proibição de entrada na unidade de qualquer pessoa com sintomas de síndrome gripal; aos servidores, a obrigatoriedade de higienizar minuciosamente as mãos antes de entrar no ambiente socioeducativo; a disponibilização de álcool em gel 70% e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como máscaras e luvas; e o reforço na higienização dos locais de trabalho. Os atendimentos ao adolescente também estão sendo feitos em espaços abertos e ventilados.

As audiências judiciais estão sendo realizadas por videoconferência, para evitar riscos de deslocamento físico. Outra medida importante é a determinação do isolamento do adolescente ingressante no sistema por 14 dias, ainda que assintomáticos, de modo a evitar a contaminação de servidores e demais socioeducandos.

Também estão suspensas as atividades de assistência religiosa, atividades externas pedagógicas, de escolarização, profissionalização e oficinas prestadas por voluntários ou parceiros externos. A assistência religiosa está sendo ofertada por vídeos, gravados e enviados pelas instituições que regularmente realizam atividades de espiritualidade nas unidades socioeducativas.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard