07/07/2023 16h31 - Atualizado em 10/07/2023 14h46

Iases compartilha boas práticas da socioeducação com representante do sistema socioeducativo do Acre

Apresentar as boas práticas e os avanços no campo da socioeducação conquistados pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) nos últimos quatro anos e que tornaram o Espírito Santo referência nacional na condução da Política de Socioeducação. Foi com esse objetivo que o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oseias Gerke, juntamente com sua equipe da Gerência Técnica, recebeu o diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Mário César.

“Para nós, é um imenso prazer colaborar com os nossos colegas da socioeducação de outros estados. Nós do Iases, acreditamos que as ações em parceria fortalecem os vínculos institucionais e contribuem para o desenvolvimento das instituições”, afirmou o diretor de Ações Estratégicas do Iases.

 

A visita que aconteceu no último dia 28, no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), deu início a um intercâmbio entre as instituições.  Na ocasião foi apresentado ao representante do Acre, o Business Intelligence (BI) do Iases, uma ferramenta inédita no país no campo da socieducação, na qual os gestores acompanham os painéis onde são disponibilizadas as informações de Perfil dos adolescentes que entram e saem do Iases e os que cumprem medida socioeducativa.

“Nele temos informações como idade, raça/cor, escolaridade, distorção Idade x série, ato infracional, município e bairro de Residência, Programa/Medida Socioeducativa dos adolescentes em cumprimento de Programa/MSE, bem como dados processuais. A base de dados contempla informações desde 2014 aos dias atuais”, explicou o gerente Técnico do Iases, Rômulo Luís Telles.

 

Outra ferramenta que foi apresentada foi o Sistema de Atendimento Socioeducativo (SAS).  Segundo o gerente técnico esse sistema, que está sendo construído por meio de uma parceria entre o Iases e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), já cumpriu a fase de adaptação e homologação nas unidades Norte e Sul, e, em breve, estará sendo implementado na Região Metropolitana do Espírito Santo.

“Com o SAS é possível o acompanhar a jornada socioeducativa de adolescentes e jovens atendidos pela instituição e verificar o cumprimento de programas e medidas socioeducativas nas unidades do Iases, como cursos, oficinas, aprendizado escolar, palestras, atividades físicas, movimentação para audiências, visitas, entre outras”, disse Rômulo Luís Telles.

Referente às Formações, a equipe apresentou a Ferramenta de Gestão e Planejamento “BI das Formações", bem como os dados referentes às formações ofertadas para os servidores desde o ano de 2019.  

 

Durante a visita, a subgerente de Informações da Gerência Técnica (Getec) do Iases, Kelly Cristina Pereira e o responsável pela Gerência apresentaram o Ambiente Virtual da Socioeducação que ampliou a oferta de cursos para os servidores, considerando a disponibilização deste também na modalidade de ensino a distância (EaD).

“O Iases tem feito o seu dever de casa, investido na capacitação dos seus servidores, além da implementação de ferramentas de gestão e acompanhamento das rotinas socioeducativas, como o BI de ocorrência, de Atendimento Técnico, entre outros que estão incorporados no dia a dia da gestão dos Instituto.  No caso do ambiente virtual de aprendizado, o Iases foi pioneiro no país na criação dessa plataforma, em 2021, que possibilitou ampliar a participação dos atores do Sistema Socioeducativo do Espírito Santo e estados parceiros nos processos formativos. Isso porque a modalidade de ensino a distância garante o acesso a todos, independentemente das distâncias territoriais, além dos conteúdos dos cursos ficarem disponíveis 24 horas para acesso no AVAS durante o período de realização dos cursos”, explicou Rômulo Telles.

 

Ao final da reunião, o diretor de Ações Estratégicas colocou o Iases à disposição do diretor-presidente do ISE. “Nos disponibilizamos a colaborar nas formações dos servidores do Acre, bem como a implementação de metodologias de gestão e de BI, de forma que ferramentas que estão sendo utilizadas pelo Iases possam ser utilizadas pelos servidores acreanos”, concluiu.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard