O Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) homenageou os profissionais que garantem a segurança no cumprimento das medidas socioeducativas no Espírito Santo. A data celebrada no último sábado (04), é em comemoração ao Dia Nacional do Agente Socioeducativo e marca o reconhecimento do trabalho e a dedicação dos profissionais que também orientam, cuidam e oferecem oportunidades de transformação a adolescentes e jovens em conflito com a lei.
O diretor-geral do Iases, Fábio Modesto Filho, destaca que o reconhecimento alcançado pelo Instituto é resultado do esforço conjunto de todos os seus profissionais “O Iases é hoje uma referência nacional, graças ao comprometimento de seus servidores. Nosso compromisso é seguir valorizando e fortalecendo o trabalho desses profissionais que são os responsáveis também por fazer o primeiro atendimento do adolescente que chega em uma das nossas unidades. Estamos prestes a realizar o maior concurso da nossa história que vai permitir o ingresso de mais 805 agentes socioeducativos para reforçar os nossos trabalhos”, afirmou.
Atualmente, o Iases conta com 1.785 agentes socioeducativos, distribuídos entre 13 unidades localizadas na Região Metropolitana, no Norte e no Sul do Estado. São profissionais responsáveis por atividades essenciais — como escolta, supervisão, revista, fiscalização, além de contribuírem com diversos projetos que fazem a diferença no processo de reconstrução das trajetórias dos socioeducandos.
O diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oseias Gerke, que é agente socioeducativo efetivo desde 2011, destaca o papel essencial desses profissionais. “Os agentes socioeducativos são a linha de frente do sistema. São eles que garantem a ordem, a disciplina e a segurança dentro das unidades, atuando com profissionalismo e equilíbrio para que todo o trabalho socioeducativo aconteça com segurança e eficiência. Merecem todo o nosso reconhecimento”, afirmou.
Com quase dez anos de atuação no Instituto, o agente socioeducativo, Márcio José da Silva, subgerente de Segurança da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), fala com orgulho sobre a profissão. “Nosso trabalho é de presença, atenção e disciplina. Acompanhamos cada adolescente, ajudando-o a entender novas escolhas e caminhos. É desafiador, mas profundamente gratificante, e me sinto privilegiado por vestir essa farda”, disse.
O mesmo sentimento é compartilhado pelo agente socioeducativo, Rodrigo Leandro Pinto, que atua na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro). “Entrei no Iases em 2022 e vejo o quanto cada ação faz diferença no nosso trabalho. É gratificante acompanhar a evolução do Instituto e o fortalecimento do papel do agente socioeducativo. Hoje, levamos conhecimento, capacitação e troca de experiências a outros estados, e isso mostra o quanto avançamos como instituição. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa caminhada”, destacou.
Dia Nacional do Agente Socioeducativo
A escolha do dia 4 de outubro como data nacional é uma homenagem ao agente socioeducativo, Francisco Calixto, que perdeu a vida em 2016, durante uma tentativa de fuga em uma unidade da Fundação Casa, em Marília (SP). Sua dedicação e bravura inspiraram a criação da data e simbolizam o compromisso de todos os agentes com a segurança e a vida.
Texto: Rafaela Salvador
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial