17/05/2022 17h29 - Atualizado em 19/05/2022 00h30

Iases capacita mais de 800 servidores no primeiro quadrimestre deste ano

Mais de 800 servidores formados, 27 turmas realizadas, 1.152 vagas ofertadas e 472 horas de aula. Esse foi o saldo da formação dos servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), nos quatro primeiros meses deste ano.  Do total de 860 servidores certificados, 80% atuam em uma das 13 unidades do Instituto, ou seja, 688 servidores.

O diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, destacou que os números refletem um dos pilares da atual gestão: o investimento na formação dos servidores. “Educação é o lema do Instituto e é por isso que nossas capacitações não param e estão com ofertas cada vez mais amplas”, pontuou. 

De 2019 até este ano, foram ofertadas 7.932 vagas para cursos e 4.727 servidores qualificados. “No ano passado, ofertamos 1.944 vagas para cursos. Para este ano, até o mês de abril, já disponibilizamos 1.152 vagas de cursos. No Iases é assim: educação é o caminho”, acrescentou Fábio Modesto.

A responsável pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), Hanelore de Paula, informou que, em 2019, foram disponibilizadas 2.115 vagas para formação e 1.429 servidores, divididos em 60 turmas, foram certificados. Já em 2020, foram 43 turmas, 2.057 vagas e 1.326 servidores certificados. No ano passado, 1.112 servidores capacitados e 51 turmas de formação continuada foram realizadas.

“Somente no mês de abril, nós ofertamos 488 vagas, o que totalizou 1.152 vagas de cursos ofertadas este ano”, acrescentou Hanelore de Paula. Entre os cursos ofertados para os servidores estão Formações Continuadas em Segurança Socioeducativa Especializada; Aperfeiçoamento em Técnicas de TNL; Atendimento nas Portarias das Unidades do Iases; Escolta e Condução de Adolescentes; O Papel da Comunicação Não Violenta na Socioeducação – EaD; Genograma e Ecomapa; Fofa e Montanha Russa.

A responsável pela Sufop explicou que as formações continuadas fazem parte do calendário anual do Iases. “Esses cursos são ofertados para nossos servidores estarem sempre atualizados em relação aos conteúdos novos e referentes às atividades que eles desempenham diariamente”, disse.

Cursos

Um dos cursos ofertados é o de “Aperfeiçoamento em Técnicas de Tecnologia não-letal (TNL)”, cujo objetivo é promover o alinhamento e o aperfeiçoamento da utilização dessa técnica. “Os profissionais que atuam nas unidades da Região Metropolitana e do sul do Estado participaram dessa formação no mês de fevereiro”, complementou Hanelore de Paula.

As aulas foram ministradas pelo gerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi Pereira de Lima; pelo coordenador da Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), Valter Lebark e pelo coordenador de Segurança Especializada, Renato Vicente Souza.  Entre as disciplinas estão Aspectos e Doutrinas não letais em nível Internacional; Aspectos Legais Brasileiros para a utilização de Instrumentos Não Letais; Doutrina de Utilização; conceito de Controle e Gerenciamento de Crises; Análise de cenários e riscos; Seleção dos equipamentos e Ações pós-crise.

Outro curso ofertado foi Escolta e Condução de Adolescentes. As aulas também foram ministradas no mês de fevereiro para os agentes das unidades da Região Metropolitana e da região sul.  Durante a formação, conduzida pelo gerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Idelberth Luigi Pereira de Lima, pelo coordenador da Gesp, Valter Lebark, pelo subgerente de Segurança e Proteção à Pessoa, Ryan Kroebel, e pelo coordenador de Segurança Especializada, Renato Vicente Souza, foi demonstrado aos servidores quais são as condutas.

“Para isso, nós explicamos os principais fundamentos e os procedimentos de condução e escolta de socioeducandos durante as atividades internas e externas”, frisou o responsável pela Gesp, Idelberth Luigi Pereira de Lima.

Além disso, até o final deste ano, está prevista a oferta de 2.400 vagas para profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo, como agentes socioeducativos, gestores, técnicos e demais operadores, que poderão participar de cursos voltados para a área de Direitos Humanos, Socioeducação e Sistema de Garantia de Direitos. A formação faz parte do Convênio Federal n° 85.2600/2017, firmado entre o Instituto e o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e de Direitos Humanos (MMFDH). 

Os cursos também abordam assuntos transversais, como Saúde do Adolescente; Abordagens, intervenções e técnicas no atendimento individual e em grupo; Famílias, práticas interdisciplinares e intervenções; Gênero e sexualidade: abordagem socioeducativa interdisciplinar; Contribuições da Teoria Freiriana na socioeducação; Mediação de conflito; Gestão estratégica e organizacional e Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).

 

Texto: Fernanda Pontes


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard