Mil trezentos e vinte seis servidores certificados. Esse foi o resultado conquistado pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) ao longo de 2020. As capacitações coordenadas pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Sufop), parte integrante da Diretoria de Ações Estratégicas (Dae), foram oferecidas para 47 turmas de formações continuadas em unidades da Região Metropolitana, do norte e do sul do Estado.
“Mesmo diante de todas as adversidades provocadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), não nos intimidamos. Com responsabilidade e adotando todos protocolos de prevenção, os servidores do Iases continuaram inovando e modernizando nossas ações. Prova disso, é que fomos os primeiros do País a lançar o Curso Formação Continuada de Noções Básicas para Operação de Rádio Comunicador – HT na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o qual foi elaborado e desenvolvido pelo próprio órgão gestor do atendimento socioeducativo. As capacitações demonstram o nosso objetivo em qualificar, continuamente, nossos servidores e oferecer cada vez mais um serviço de excelência para a sociedade”, destacou o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho.
Ao todo, foram 706 horas de cursos para os servidores do Instituto e parceiros que também fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos. “Mesmo enfrentando o cenário mundial de pandemia, nós finalizamos o ano de 2020 com resultados muito positivos. E isso só foi possível graças à dedicação da equipe da Sufop, da Gerência Técnica e das Diretorias do Instituto que atuaram em nível de gestão para dar celeridade às parcerias estabelecidas”, disse a subgerente de formação e pesquisa, Hanelore de Paula.
Ela destaca que a Gerência de Tecnologia e Informações (GTI) do Iases teve papel fundamental nas capacitações. “Eles foram responsáveis por disponibilizar as ferramentas na modalidade de ensino On-line e EaD fornecendo a licença para uso do “Google Meet” e “Google Sala de Aula”, as quais permitiram que os servidores tivessem acesso aos conteúdos formativos”, explicou Hannelore de Paula.
Aproveitando dessas ferramentas, o Iases conseguiu inovar e realizar a oferta de Cursos de Formação Continuada de Noções Básicas para Operação de Rádio Comunicador - HT, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. “Fomos pioneiros nisso no Brasil e só foi possível após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Iases e a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti). Essa integração entre os dois setores do Instituto e entes do governo permitiu que o Iases avançasse na formação mesmo num cenário muito adverso”, ressaltou o gerente técnico da Diretoria de Ações Estratégicas (DAE), Rômulo Telles.
Principais cursos
Em 2020, uma das mais importantes capacitações foi a oferta do Curso de Introdução a Justiça Restaurativa em parceria com o Instituto Terre des hommes Lausanne no Brasil. Custeado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o curso permitiu que 60 servidores se familiarizassem com os conceitos e conteúdos que permeiam a temática da Justiça Restaurativa, buscando fomentar uma prática de resolução pacífica dos conflitos por meio da comunicação não violenta, de construção de diálogos, círculos de paz e intervenções mais qualificadas, e avançar na implantação dessas práticas dentro do Instituto e na construção de uma cultura Institucional balizada nesses conceitos, conforme orienta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
A iniciativa prevê a implantação dos Núcleos de Práticas Restaurativas vinculados às unidades socioeducativas do Iases, bem como a formação de facilitadores de círculos de construção de paz para fortalecimentos de vínculos e construção de sentidos de comunidades e também de multiplicadores juntos aos demais servidores do Iases.
As parcerias estabelecidas com a Secretaria da Justiça (Sejus) e com o Sistema Socioeducativo do Estado do Tocantins resultaram na capacitação de 379 servidores no Curso de Noções Básicas para Operação de Rádio Comunicador HT. “Os servidores certificados foram divididos em duas turmas, sendo uma em agosto e outra em novembro. Tanto a elaboração do curso, bem como a elaboração de apostila, compilação de material de apoio e aulas foram realizadas pela equipe da Sufop, em parceria com a Secti”, disse a subgerente de formação e pesquisa, Hanelore de Paula.
Por fim, outra capacitação que merece destaque foi a intitulada "Diálogos sobre desafios e possibilidades da educação de adolescentes e jovens para a vida em liberdade”, realizada em conjunto com a Secretaria de Educação (Sedu), a qual 155 servidores do Iases e profissionais da Sedu que atuam nas unidades socioeducativas foram capacitados.
Confira os cursos oferecidos:
Formação Continuada - Genograma
Formação Continuada - Combate à Tortura
Formação Continuada - Operador de TNL Poly Defensor
Formação Continuada - Protocolo de Comunicação Aplicado ao Videomonitoramento
Formação Continuada - RCO e SIASES
Formação Continuada - Profissionais Iases/Sedu
Formação Continuada - Noções Básicas para Operação de Rádio Comunicador - HT – EaD
Formação Continuada - Encontro Técnico-Formativo: Psicologia e Socioeducação - On-line
Formação Continuada - Encontro Técnico-Formativo: Pedagogia e Socioeducação - On-line
Formação Continuada - Controle de acesso às Unidades Socioeducativas
Formação Continuada - Introdução à Justiça Restaurativa
Formação Continuada - Treinamento para Utilização de Scanner Corporal
Formação Continuada - Segurança Socioeducativa Especializada
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br