10/09/2019 18h01 - Atualizado em 11/09/2019 09h36

Iases assina ordem de serviço para obras na Unidade de Internação Regional Norte

O diretor-presidente do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Bruno Pereira Nascimento, assinou nesta terça-feira (10) a ordem de serviço para a execução das obras de reforma e melhorias da Unidade de Internação Regional Norte (Uninorte), em Linhares. As obras serão iniciadas na próxima semana e tem previsão de duração de quatro meses.

Dentre as melhorias anunciadas estão a reforma das moradias dos adolescentes, com a pintura, substituição de camas, recuperação de esquadrias de portões e janelas, troca de luminárias, reparos na cobertura, paredes e melhorias nas áreas sanitárias dos alojamentos.

Além da reforma das moradias, também serão revitalizadas as recepções de acesso e a área administrativa das unidades, com a entrega de novos mobiliários, troca de pisos, portões e pintura das áreas.

Esta é a primeira etapa de um ciclo de melhorias programadas para acontecer nas unidades socioeducativas do Iases neste semestre. Também serão revitalizados espaços das Unidades de Internação Provisória I e II (Unip I e II), em Cariacica, da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), da Unidade de Internação Regional Sul, em Cachoeiro de Itapemirim e das unidades de Semiliberdade.

“O objetivo das reformas é oferecer um espaço físico apropriado ao desenvolvimento socioeducativo, com moradias e alojamentos em condições adequadas de segurança e dignidade, a fim de garantir, junto a outros fatores, os direitos dos adolescentes”, destacou o diretor-presidente.

Segundo o diretor administrativo-financeiro do Iases, Sérgio Pôncio Costa, a ideia é melhorar o espaço de trabalho dos servidores e oferecer acomodações mais adequadas aos adolescentes. “Estamos trabalhando para melhorar os espaços físicos de toda a comunidade socioeducativa, seja para os adolescentes, dando condições cada vez mais dignas de moradia, seja para os servidores, trazendo mais conforto às áreas administrativas das unidades”, disse.

Costa lembrou que o planejamento das reformas foi feito após a realização de visitas in loco, para levantamento das áreas que necessitam da realização dos serviços. Após o termino das obras, a intenção é que alguns espaços possam ser coloridos com arte em grafite realizado pelos próprios adolescentes.

Para o gerente da Unis Norte, Sérgio Antônio Durão de Almeida, esta é uma conquista que contribui para a socioeducação. “O desenvolvimento do adolescente começa por oferecer um espaço adequado para que oele descanse após as atividades da jornada socioeducativa”, disse. Ele lembrou que atualmente 100% dos socioeducandos da unidade estudam e participam da jornada pedagógica de atividades.

A gerente da Unip Norte, Rita de Cássia dos Santos Cortez, ressaltou que os investimentos demonstram a atenção da gestão atual em garantir um ambiente humanizado e propício à transformação de valores e comportamentos dos socioeducandos. “A reforma da Unip Norte retrata um olhar dos servidores sobre a importância da humanização nos espaços socioeducativos”, disse.

Participaram da reunião de formalização dos investimentos realizada no Conjunto Uninorte, o diretor administrativo-financeiro do Iases, Sérgio Pôncio Costa, o juiz titular da 2ª vara da Infância e Juventude de Linhares, Carlos Madeira Abad, a coordenadora da Regional Norte, Regiane Alves Macedo Tintori, o gerente da Unis Norte, Sérgio Antônio Durão de Almeida, a gerente da Unip Norte, Rita de Cássia dos Santos Cortez, o subgerente de segurança da Unip Norte, Antônio Covosque Júnior, o subgerente de segurança da Unis Norte, Márcio José Silva, o agente socioeducativo da mesma unidade, Evandro Viçosa, além do fiscal de contrato Cecílio Alves Marvilla e da Coordenadora Administrativo-Financeira do Iases, Fernanda Loures Silveira.

Informações à imprensa:

Carolina Alvarenga