07/12/2023 16h57 - Atualizado em 08/12/2023 12h52

Iases apresenta estratégias de atendimento à saúde dos socioeducandos durante a III Reunião Técnica do Fonacriad

A equipe que atua no Núcleo de Saúde (Nusa) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) apresentou, durante a III Reunião Técnica do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad), quais são as estratégias sobre saúde utilizadas junto aos socioeducandos e aos servidores do Instituto. O evento teve como tema principal a “Saúde na Socioeducação” e aconteceu entre os dias 22 e 24 de novembro, na Bahia.

O responsável pelo Nusa, Wallace Hugo Cangussu de Oliveira, e sua equipe participaram das mesas temáticas “Atendimento à saúde integral de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado” e “Promoção da saúde de trabalhadores do sistema socioeducativo”. Na ocasião eles abordaram sobre a saúde mental e a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Le (Pnaisari) no Espírito Santo.

Estiveram presentes também o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho; a diretora socioeducativa, Frantieska Monteiro; o diretor administrativo-financeiro, Wesley da Silva; a gerente de Recursos Humanos, Mayara Wetler Christ Meireles e a representante da equipe da Saúde do Servidor do Iases, Lorena Estevam, que relataram para os representantes dos outros Estados os desafios e experiências exitosas no atendimento em saúde no Espírito Santo.

“Participar dessa edição do Fonacriad foi uma experiência maravilhosa, pois além de compartilharmos os avanços na área dos cuidados da saúde para o servidor, conquistados desde setembro, data em que começamos a implementar esse serviço no Iases, nós também percebemos que estamos no caminho certo e a tendência é só melhorar. Ano que vem temos já temos muitas ações planejadas que serão colocadas em prática”, destacou Mayara Wetler Christ Meireles.

A representante da equipe da Saúde do Servidor do Iases considerou como gratificante a oportunidade de poder ouvir tantos gestores e relatar as primeiras ações de saúde do servidor do Iases . “Pude perceber que o Iases, além de um dos pioneiros no Brasil, tem dado passos significativos. Conhecer a situação de saúde do servidor, suas principais necessidades, levar informações e cuidados a ele, demonstram a relevância deste importante ator no sistema socioeducativo, o qual também é agente de cuidado para o adolescente”, afirmou Lorena Estevam.

A psicóloga do Núcleo de Saúde do Iases, Sandra Silva Lima Barreto, também destacou a participação da equipe no evento. "Participar do Fonacriad foi extremamente rico, pois tivemos a oportunidade de explanar as ações em saúde no Espírito Santo e também conhecer a realidade de outros Estados, além de trocar experiências. No evento foi abordado sobre o desafio no que diz respeito à saúde mental e sobre inclusive a importância da prevenção e manejo da violência autoprovocada, dentre outras questões. Nosso estado tem avançado na política de atenção à saúde na socioeducação", disse.

Já Wallace Hugo Cangussu de Oliveira revelou que, nessa quinta-feira (07), recebeu a notícia de  que os municípios de Vila Velha e  Serra já foram habilitados, junto ao Ministério da Saúde, para receber repasse financeiro e implementar os planos de ação em saúde pactuados por meio do Grupo Técnico da Pnaisari. "Os outros municípios estão em processo de habilitação. Esse é um grande avanço da política aqui no nosso estado", avaliou.

Ao final da Reunião Técnica foi construído um documento para o Ministério da Saúde, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Conselho Nacional de Justiça, Conselho Nacional de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde com encaminhamentos e proposições para o aprimoramento do atendimento em saúde no sistema socioeducativo.

Instagram: @iasesoficial