31/03/2021 18h37 - Atualizado em 31/03/2021 19h09

Iases apresenta dados do Observatório Digital da Socioeducação para secretários da Prefeitura da Serra

Com o objetivo de colaborar com o planejamento das políticas públicas na área da Educação e dos Direitos Humanos do município da Serra, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (Iases) apresentou alguns dados obtidos por meio do Observatório Digital da Socioeducação - sistema de “Business Intelligence” (BI) do Iases, que permite a coleta, armazenamento e análise de dados da socioeducação no Estado e o mapeamento dos atos infracionais cometidos por município, em todo o Espírito Santo.

O material foi apresentado pelo diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, para a titular da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e secretária interina da Secretaria de Direitos Humanos do município, Gracimeri Gaviorno e pelo secretário de Educação, Alessandro Bermudes Gomes, durante reunião virtual realizada na última sexta-feira (26). Participaram também o diretor de Ações Estratégicas do Iases, Oséias Gerke e o responsável pela Gerência Técnica do Iases, Rômulo Luiz Telles.

A partir da análise e da interpretação deste banco de dados, é possível obter informações estatísticas relevantes para subsidiar uma atuação inteligente e direcionada. Por isso, estamos à disposição para poder contribuir objetivamente, de alguma forma, e dar outro destino para a vida desses jovens e adolescentes moradores da Serra. Podem contar conosco”, afirmou o diretor-presidente do Iases.

Na ocasião, o gerente técnico e responsável pelo Observatório Digital da Socioeducação explicou o funcionamento da ferramenta e fez uma análise a partir dos dados fornecidos pelo programa e voltados para a juventude e a socioeducação no município. “ A plataforma garante o acesso à informação e aos dados estatísticos da socioeducação, contribuindo para o avanço dos estudos na área. Por isso, acredito que a parceria do Iases com a Prefeitura da Serra, vai possibilitar que Instituto, por meio do Observatório Digital da Socioeducação, forneça os dados do perfil dos jovens acautelados nos últimos cinco anos na instituição. Dessa forma, acreditamos que essa coletânea de informações sobre sexo, idade, escolaridade, reincidência, residência, distorção idade versus série escolar, tipo de ato infracional, local de cometimento desses atos, entre outras informações, contribuirão para a elaboração das políticas públicas para a juventude no município”, destacou  Rômulo Luiz Telles.

Conhecer o perfil do adolescente em atendimento socioeducativo nos permite trabalhar nas escolas e bairros mais vulneráveis com ações para melhorias na educação, qualificação, empreendedorismo e direitos humanos para  promover o desenvolvimento social necessário para proteger estes adolescentes e jovens mais vulneráveis”, pontuou Gracimeri Gaviorno, secretária interina de Direitos Humanos da Serra.

Já para o secretário de Educação da Serra, os dados apresentados pelo Iases correspondem com o cenário vivido na Rede Municipal de Ensino da Serra.“Alunos das séries finais com grande dificuldade de aprendizagem e alto índice de evasão, além da incompatibilidade entre faixa etária e a série. Os números do Iases vão nos auxiliar a construir políticas públicas concretas para diminuir a evasão, dentre outras ações", Alessandro Bermudes,

Ao final da reunião, ficou estabelecido que haverá uma agenda permanente com reuniões específicas para tratar mais dados oferecidos pelo Observatório.

Observatório Digital da Socioeducação

Lançado no dia 05 de julho de 2019, o Observatório Digital da Socioeducação é o sistema de “Business Intelligence” (BI) do Iases, que torna público os dados do sistema socioeducativo capixaba. O Instituto é o pioneiro da administração pública neste tipo de ferramenta.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). É possível, de forma interativa e organizada, dentre outras informações, consultar o histórico e os dados atualizados sobre o quantitativo de adolescentes acautelados, além do mapeamento dos atos infracionais por município, em todo o Estado. A ferramenta tem oito filtros de pesquisa: residência, comarca, idade, motivo do ingresso no sistema socioeducativo, raça/cor, sexo, escolaridade e data.

A plataforma oferece dois painéis interativos. No primeiro, constam os dados atualizados sobre lotação e capacidade de ocupação das unidades socioeducativas, além de um perfil do adolescente/jovem em cumprimento de medida socioeducativa. Os dados estatísticos podem ser filtrados por residência, comarca, idade, motivo do ingresso no sistema socioeducativo, raça/cor, sexo ,escolaridade, tipo de ato infracional, unidade de entrada e histórico anual de movimentação. A plataforma também permite acessar um mapa, que mostra as entradas e liberações de adolescentes e jovens por município.

O segundo painel disponibiliza um balanço de entradas e liberações do sistema socioeducativo capixaba, com oito filtros de pesquisa.

Para o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles, a ferramenta é um elemento direcionador das ações do Instituto. “A plataforma dá suporte para as decisões, de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados. As informações serão extraídas de um banco de dados modelado e atualizado mensalmente”, frisou.