11/04/2024 16h12

Iases adota sistema que vai acompanhar jornada socioeducativa dos jovens em tempo real

A partir deste mês, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) passa a adotar em todas as unidades o Sistema de Atendimento Socioeducativo (SAS). A ferramenta vai possibilitar o acompanhamento, em tempo real, de toda a jornada socioeducativa de adolescentes e jovens atendidos pela instituição.

A implementação da tecnologia, o SAS, significa um novo capítulo na história da Iases, no que se refere ao principal papel da instituição, que é realizar a gestão e execução das medidas de socioeducação ao adolescente em conflito com a lei no Espírito Santo, por meio dos programas de atendimento em meio fechado e semiliberdade.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Iases e o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o Sistema de Atendimento Socioeducativo possibilita saber a movimentação e as atividades em execução de cada socioeducando. Além disso, permite verificar o cumprimento de programas nas unidades do Iases, como a realização de cursos, oficinas, eventos, aprendizado escolar, palestras, atividades físicas, movimentação para audiências, visitas, atividades espirituais e outras ações.

“A parceria entre Iases e Prodest vem produzindo excelentes frutos e o SAS é mais um deles. Com a nova ferramenta, teremos um cenário mais favorável para garantir aos socioeducandos o acesso a direitos fundamentais, como saúde, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte e lazer, como preconiza as regras estipuladas em legislações, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, afirmou o diretor-geral do Iases, Fábio Modesto Filho.

“Além de ser mais abrangente e intuitivo, o Sistema de Atendimento Socioeducativo vai proporcionar a sistematização dos dados para desenvolvermos ações mais objetivas e eficazes no atendimento aos adolescentes e jovens.  Sem dúvida, ele qualificará ainda mais o nosso trabalho", complementou Fábio Modesto Filho.

O Sistema de Atendimento Socioeducativo, o SAS, começou a ser implementado em 2022 nas unidades norte e sul do Estado, atendendo e sistematizando a jornada socioeducativa de 230 adolescentes.

“O SAS é um marco tecnológico que representa não apenas um avanço em termos de eficiência operacional, mas também um compromisso renovado com a promoção de um ambiente mais dinâmico e moderno, além de um acompanhamento mais preciso do cumprimento das políticas de socioeducação e de reinserção social dos jovens atendidos pelo Iases”, pontuou o gerente técnico do Iases, Rômulo Telles.

“A implementação desse novo sistema promete ainda uma gestão mais integrada e transparente, facilitando o acompanhamento das atividades diárias, a alocação de recursos e a geração de relatórios detalhados para a análise estratégica dos gestores das unidades socioeducativas”, acrescentou Telles.

Parceiros

Rômulo Telles enfatizou também a importância de investir em tecnologias que possam aprimorar a qualidade dos serviços prestados. "A parceria com o Prodest é fundamental para a modernização da gestão das unidades, pois permite aos gerentes acompanhar, por meio de relatórios do SAS, as atividades diárias, podendo concentrar esforços onde necessita de um pouco mais de atenção. É, sem dúvidas, a garantia de direitos aos socioeducandos", avaliou.

Ele acredita que o sucesso dessa empreitada não seria possível sem o envolvimento e o comprometimento dos gerentes das unidades socioeducativas. “Eles desempenham um papel fundamental na condução desse processo, garantindo a integração efetiva do novo software nas rotinas operacionais e promovendo a adesão dos colaboradores. Estamos confiantes de que a ampliação do SAS nos permitirá oferecer um atendimento ainda mais eficiente e personalizado aos jovens sob nossa responsabilidade", destacou Telles.

Da mesma forma, a subgerente de Informação e Análise de Dados e responsável pela implantação do SAS, Kelly Cristina Pereira, ressaltou a importância de uma abordagem participativa e colaborativa. "Estamos trabalhando em estreita colaboração com todas as equipes envolvidas para garantir uma transição suave e eficaz. Nosso objetivo é maximizar os benefícios que esse novo sistema pode oferecer, garantindo que ele atenda às necessidades específicas de cada unidade", afirmou.

Para manusear a ferramenta, os servidores receberam uma formação com carga horária de quatro horas oferecida pela equipe da Gerência Técnica (Getec). Em três semanas, mais de 400 servidores foram capacitados. “Além disso, nós ficamos uma semana em cada unidade para dar todo o acompanhamento e assistência necessária aos servidores”, informou Rômulo Telles.

Texto: Fernanda Pontes

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