23/04/2019 14h28

Iases: Adolescentes serão inseridos no Programa Jovens Valores

Foto: Hélio Filho/Secom

A medida é válida para quem cumpre ou já cumpriu medida socioeducativa nas unidades do Instituto.

Adolescentes e jovens que cumprem ou já cumpriram medida socioeducativa nas unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) poderão ingressar no Programa Jovens Valores - Programa de estágio do Governo do Estado.

A inclusão dos socioeducandos e dos adolescentes egressos foi anunciada nessa segunda-feira (22), na solenidade de lançamento da nova edição do Programa, em que o governador Renato Casagrande assinou a abertura das inscrições, que têm início nesta terça-feira (23).

De acordo com o diretor-presidente do Instituto, Bruno Nascimento, inserir os adolescentes no Programa Jovens Valores é um grande avanço na socioeducação do Estado.

“O Programa vai contribuir diretamente na profissionalização e na escolarização dos jovens e adolescentes que já cumpriram ou cumprem medida socioeducativa. Além disso, vai possibilitar uma fonte de renda para eles.”, disse o presidente.

Nascimento comentou, ainda, que os adolescentes egressos e os que cumprem medida que forem selecionados serão direcionados prioritariamente para as vagas de estágio do Iases. “Trabalhamos com a garantia de direitos e o acolhimento institucional, seguindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca)”, afirmou.

Inserção

A diretora da Socioeducação, Fabiana Malheiros, informou que a inserção dos jovens e adolescentes no Programa Jovens Valores foi alinhada a partir do diálogo entre o Iases e a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

“É uma grande conquista para o trabalho que desenvolvemos. É importante buscarmos alinhamentos como esse, que oportunizam e garantem a inserção dos adolescentes no mercado do trabalho”, disse a diretora.

Como será

Os jovens e adolescentes poderão concorrer a vagas em todas as regiões do Estado.

Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa serão inscritos pelas unidades. A Subgerência de Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer (Suprec), da Gerência de Medidas Socioeducativas (GMSE) do Iases, é responsável pelo monitoramento das inscrições.

Já os adolescentes e jovens que já cumpriram medida socioeducativa (egressos) farão as inscrições pelo site do Programa Jovens Valores.

A Subgerência de Liberdade Assistida, Prestação de Serviços à Comunidade e Atendimento ao Egresso (Subate), vinculada à Gerência Técnica (Getec) do Instituto, já está em contato com os egressos com perfil para ingressar no Programa, para comunicar sobre a oportunidade e auxiliá-los na inscrição.

Caso os interessados não tenham meios para efetivar a inscrição, a equipe da Getec está disponível para ajudá-los.

O acompanhamento do estágio dos jovens e adolescentes selecionados será feito por meio de grupos de trabalho das gerências GMSE e Getec, além da Seger.

Jovens Valores

O Programa Jovens Valores oferece oportunidade de estágio e contempla mais de 60 cursos de formação para estudantes dos Ensinos Médio, Técnico e Superior. O cadastro deve ser feito pelo site www.jovensvalores.es.gov.br, até o dia 23 de maio. O estágio tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal de R$ 598,95, além de vale transporte.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Paula Lima
(27) 3636 5484
paula.ximenes@iases.es.gov.br    

Tópicos:
Jovens Valores
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard