01/10/2019 11h25 - Atualizado em 01/10/2019 11h28

Horta da Unip Norte rende primeira colheita e alimentos são doados à Casa da Acolhida

O projeto da horta trabalha o cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade e a sustentabilidade, além de resultar em doações à instituições de cunho social.

A primeira colheita da horta da Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares, se tornou alimento para os peregrinos atendidos pela Casa da Acolhida São Francisco de Assis, no mesmo município. No dia 23 de setembro, os adolescentes doaram à instituição as hortaliças cultivadas por eles, como alface, cebolinha verde e couve.

O projeto da horta foi iniciado no mês de maio no próprio espaço da unidade e, semanalmente, os adolescentes se revezam nas ações de cuidado, cultivo, manejo e colheita dos alimentos produzidos. O agente socioeducativo, Geneses Calixto, é o responsável por direcionar a atividade, junto com os atendimentos da equipe técnica da unidade.

Um dos objetivos do projeto, além de trabalhar o cuidado com o meio ambiente, a responsabilidade e a sustentabilidade, é fazer a doação das hortaliças para uma instituição de cunho social. Durante a entrega dos alimentos, os adolescentes conheceram o espaço da Casa da Acolhida, a dinâmica do seu funcionamento e viram de perto uma horta que também é desenvolvida no local.

Para o psicólogo da Unip Norte, Renato Luchi Marassati, a prática possibilitou aos adolescentes um olhar mais humanizado para o próximo. “O objetivo desta ação foi desenvolver o cuidado, a autonomia, responsabilidade, empatia e o amadurecimento pessoal, por meio de um processo de reflexão e de se colocar no lugar do outro”, disse.

O projeto permanece em andamento na unidade e a ideia é aumentar a produção de hortaliças, para que sejam consumidas também pela própria unidade.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação do Iases
Carolina Alvarenga
(27) 3636-5484
carolina.alvarenga@iases.es.gov.br | imprensa@iases.es.gov.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard