Um importante passo para o avanço no que diz respeito a atendimentos de saúde a jovens privados de liberdade no Estado foi dado na manhã desta quarta-feira (24). Na ocasião, representantes do Governo do Estado e de secretarias municipais de saúde estiveram reunidos para tratar do tema e pensarem em estratégias a serem adotadas para o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo (Iases).
"A realidade que vemos hoje nos mostra que é preciso repensar algumas políticas nas áreas de saúde e socioeducação. Quando investimos pouco em atenção básica, temos que gastar lá na frente para resolver outros problemas, mais graves e mais custosos. Estamos com poucos recursos, tanto o Estado, quanto os municípios, por isso precisamos ser muito pragmáticos e responsáveis para repensar políticas públicas que atendam a essas demandas", afirmou o secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.
Além dele, participaram da reunião a subsecretária de Estado da Saúde (Sesa) Engre Tenório; o presidente da Coordenação Estadual sobre Drogas, Gilson Giuberti Filho; representantes do Iases, entre eles, a diretora-presidente, Alcione Potratz; e representantes das secretarias de saúde dos municípios de Vitória, Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.
“A gestão está retornando algumas discussões, entre elas, a questão do adolescente internado. O nosso objetivo é chegar a um resultado que seja bom e atenda todos os lados”, avaliou o subsecretário de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim, Márcio da Costa Ribeiro.
O encontro aconteceu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, e, durante as apresentações, os presentes puderam conhecer um pouco mais da estrutura do Iases e suas demandas.
“Estamos dispostos a conversar e ver o que podemos construir. Vamos levar esta demanda para a secretária e manter este vínculo”, disse a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica, Patrícia Cesconetto Breda.
A subsecretária de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Engre Tenório, enfatizou a importância do momento: “Temos desafios, mas o principal é a abertura de vocês à negociação. Vamos redefinir novos fluxos para que daqui pra frente possamos discutir essas questões. Este é o inicio de uma nova fase”.
Encerrando as falas, a diretora-presidente do Iases agradeceu a presença de todos e reforçou o interesse do Instituto em uma resolução favorável a todos os lados: “Este momento é muito importante para nós, que estamos constantemente em busca do que traz benefícios e garantia de direitos a jovens privados de liberdade. Espero que o diálogo avance cada dia mais”, disse Alcione.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Iases
Marina Frossard
Tel: (27) 3636-5484
marina.frossard@iases.es.gov.br