27/10/2016 15h36 - Atualizado em 31/10/2016 17h40

Gestores do Iases recebem formação

No último dia 18, gestores de unidades socioeducativas e de setores administrativos do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) passaram o dia em uma formação voltada para aspectos importantes do dia a dia de um gestor. Entre os temas, princípios de liderança, comunicação e planejamento.

As atividades tiveram início com a palestra do coach Wallace Vieira. Ele é o diretor da Wattz Consultoria Inovação Mentoring e, durante toda a manhã, abordou os principais conceitos que permeiam a rotina dos participantes.

“Por meio deste treinamento, os gerentes poderão utilizar mecanismos para reavaliar posturas, enfrentar situações de crise, aprender com técnicas e também absorverem conteúdos importantes, e talvez nunca pensados sob a ótica da gestão”, explicou Wallace.

No período da tarde houve uma palestra sobre Comunicação Organizacional, que desenvolveu os temas Comunicação Interna, Comunicação Externa e Endomarketing, ministrada pela assessora de imprensa do Iases, Marina Frossard.

A segunda parte foi direcionada a um trabalho prático, em que os gestores puderam iniciar o desenvolvimento dos planos táticos dos seus setores amparados pela coordenadora da Comissão Especial de Acompanhamento dos Projetos Estratégicos (Ceape) do Iases, Lorena Ribeiro, e pelo gestor de programas e projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado, Vinicius Cappeletti.

Divididos em grupos, os presentes tiveram a chance de colocar em prática o início do relatório de gestão que deverá ser apresentado no evento realizado pelo Instituto anualmente para compartilhamento de resultados e perspectivas, o Avaliases.

“Neste momento, os gerentes puderam entender um pouco mais sobre a importância de se registrar suas ações, desafios e oportunidades e sanar dúvidas para a elaboração dos planos táticos. É comum as organizações elaborarem um planejamento estratégico e não realizar o monitoramento, a divulgação, o alinhamento com as ações de cada área de atuação. O Iases, porém, tem tido o cuidado de priorizar o planejamento institucional em seus níveis estratégico, tático e operacional. É uma ação que traz benefícios ao Instituto e que veremos resultados ainda mais significativos a longo prazo”, avalia Lorena.

O evento foi organizado pela Ceape e pela Subgerência de Formação e Pesquisa (Subfop) do Iases.

Preparação para Avaliases

Os trabalhos iniciados na formação dos gestores serão apresentados nos dias 20 e 21 de dezembro, durante o Avaliases, momento em que todas as gerências se reúnem para as apresentações e conhecimento das perspectivas para o próximo ano.

A convite da Gerência Administrativa (Gerad) do Iases, a Comissão Especial de Acompanhamento dos Projetos Estratégicos (Ceape) está realizando uma consultoria individual no planejamento da gerência. Estão sendo feitas reuniões com as subgerências ligadas à Gerad com o objetivo de analisar as potencialidades de cada setor e proporcionar um momento de interação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nas equipes. As informações levantadas subsidiarão a definição de ações e projetos que irão compor o Plano Tático da gerência.

“Muitos fatores são importantes para um planejamento eficiente, como a organização, uma metodologia adequada, uma boa percepção do cenário e, principalmente, o real envolvimento da equipe no momento do planejamento. Isso contribui para um plano mais assertivo e gera comprometimento da equipe”, ressaltou Lorena.

Entre as principais atribuições da Ceape estão a disseminação da cultura de planejamento e gerenciamento de projetos no Iases, a organização e acompanhamento do Planejamento Estratégico do Instituto e a promoção de avaliação anual dos resultados alcançados.

“Continuamos à disposição para auxiliar os gestores na realização do planejamento setorial no sentido de contribuir com a qualidade da formulação de seus relatórios e, assim, a cada ano, evoluir em aspectos práticos do trabalho”, finalizou Lorena.

Marina Frossard

marina.frossard@iases.es.gov.br